Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6487
Tipo: Dissertação
Título: No mundo das aparências: uma análise do discurso publicitário da moda
Autor(es): Prado, Gesiel
Primeiro Orientador: Leite, Maria Regina Baracuhy
Resumo: Disseminada em diversos segmentos da sociedade, a moda incita no sujeito o desejo de ser visto, pois no mundo das aparências o existir não se faz somente pelo ter , porém ser é proporcionado pelo aparecer . Neste contexto a moda tece uma intrínseca relação com o sujeito, configurando-se como elemento integrante na construção das identidades. Considerando que este processo é influenciado pelas práticas discursivas (FOUCUALT, 2005), o objetivo principal deste trabalho consiste em analisar o processo de construção da(s) identidade(s) no/pelo discurso da moda. Entendemos moda como um sistema com regras e coerções, porém constituído por brechas, rasgos, e são por estes que se pode entrever como os sujeitos resistem aos caprichos da moda. O corpus da pesquisa é composto por fotografias da campanha publicitária produzida pela grife brasileira Fórum, estampadas na revista Veja, em março de 2006. No entanto, outros corpora, imagens, textos literários, vão se costurando a estas fotografias dando condições para que se estabeleça a análise. Para tanto, as análises serão efetivadas a partir dos postulados teóricos desenvolvidos por Michel Pêcheux, para o qual o discurso se dá mediante a relação da língua com a História, num gesto que envolve estrutura e acontecimento.
Abstract: Diffusée dans les divers segments de la société, la mode éveille chez l individu le désir d'être vu, car dans le monde des apparences « exister » ne se fait pas seulement par l « avoir », par contre « être » est fourni par l « apparaître ». Dans ce contexte la mode développe une relation intrinsèque avec l individu, en se configurant comme partie intégrée dans la construction des identités. Considérant que ce processus est influencé par les pratiques discursives (Foucault,2005), l'objectif principal de cette étude est d'analyser le processus de construction d'identité (s) dans/par le discours de la mode. Nous comprenons la mode comme un système avec des règles et des contraintes, mais composé par des trous et des déchirures, et c'est par cela qu il est possible de percevoir comme les individus résistent aux caprices de la mode. Le corpus de la recherche est composé par des photographies d un spot publicitaire produit par la marque brésilienne « Fórum », publié dans le magazine « Veja » en Mars 2006. Néanmoins, d'autres corpus, images, textes littéraires seront réunis à ces photographies donnant les conditions pour établir l'analyse. Par conséquent, les analyses seront effectuées à partir des principes théoriques développés par Michel Pêcheux, selon lequel le discours est donné par la relation entre la langue et l'Histoire, dans un geste qui associe la structure et l'événement.
Palavras-chave: Análise do Discurso
Discurso
Moda
Sujeito
Identidade
Imagem
Publicidade
Analyse du Discours
Discours
Mode
Individu
Identité
Image
Publicité
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citação: PRADO, Gesiel. No mundo das aparências: uma análise do discurso publicitário da moda. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6487
Data do documento: 9-Dez-2009
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.