Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueres, Teresa Cristina Hitomi Kikuchi-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:36Z-
dc.date.available2010-07-07-
dc.date.available2018-07-21T00:20:36Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifier.citationBUERES, Teresa Cristina Hitomi Kikuchi. Um estudo sobre a formação linguística dos instrutores de Libras em Palmas - Tocantins. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6490-
dc.description.abstractThis research was developed in purpose to discover that the difficulties that lead instructors of deaf in Palmas Tocantins to get a low grade in the National exam of proficiency in LIBRAS. For view of the problem of the high failure rate of the deaf tocantinense in the PROLIBRAS program. For this, we need to investigate the languager training of deaf educators to teaching Brazilian Sign language, provided L1, in Palmas - Tocantins. Data collect on deaf instructors in the state capital to identify the weaknesses of LIBRAS language of this professionals in the city. The data was collected through filming interview semistructured group, literature review and questionnaire. Data analysis followed the sociolinguistic line therefore raised the hypothesis that deaf people in Tocantins have spoken a language variant of LIBRAS a close variant to portuguese signaled modality that matches portuguese language with sign language, and thus there was the discovery of the existence of a lingistic isolation of the deaf community of Tocantins, causing many difficulties in the signs interpretation shown during the examination of PROLIBRAS. In the end it was realized the need to graduate in higher level in letters/LIBRAS to deaf instructors. It is understood as essential to overcome the common sense view and develop knowledge applied to teaching LIBRAS in Palmas-TO.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1264693 bytes, checksum: 83416e2d3098190193cc75330808b474 (MD5) Previous issue date: 2010-12-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1264693 bytes, checksum: 83416e2d3098190193cc75330808b474 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2056 bytes, checksum: 56e7ec2d592738641e850b90f4b156df (MD5) Previous issue date: 2010-12-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispor
dc.subjectPROLIBRASpor
dc.subjectSociolinguísticapor
dc.subjectIsolamentopor
dc.subjectLinguísticopor
dc.subjectFormação Superiorpor
dc.subjectBrazilian Sign Languageseng
dc.subjectPROLIBRASeng
dc.subjectSociolinguisticseng
dc.subjectLinguistic Isolationeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.titleUm estudo sobre a formação linguística dos instrutores de Libras em Palmas - Tocantinspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3665239277006886por
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida com o propósito de desvendar as dificuldades que levam os instrutores surdos de Palmas - Tocantins a terem um baixo rendimento no exame nacional de proficiência em LIBRAS, tendo em vista o problema do alto índice de reprovação dos surdos tocantinenses no programa PROLIBRAS. Para tanto, precisou-se investigar a formação linguística dos educadores surdos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, na condição de L1, em Palmas Tocantins. Foram coletados dados sobre os instrutores surdos na capital do estado para detectar as deficiências linguísticas desses profissionais da LIBRAS na cidade, A coleta ocorreu por meio de filmagem da entrevista semi-estruturada de grupo, do levantamento bibliográfico, e aplicação de questionário. A análise dos dados seguiu a linha de pensamento sociolinguista, pois, levantou-se a hipótese de que os surdos do Tocantins falavam uma variante linguística da Libras - uma variante próxima ao português sinalizado modalidade que mistura a língua portuguesa e a língua de sinais, e com isso houve a descoberta da existência de um isolamento lingüístico da comunidade surda do Tocantins, ocasionando uma barreira de dificuldades na interpretação dos sinais mostrados durante o exame do PROLIBRAS. Ao final percebeu-se a necessidade da formação em nível superior da graduação em Letras/Libras para os instrutores surdos. Entendendo-se como fundamental para ultrapassar a visão do senso comum e desenvolver saberes aplicados ao ensino de Libras em Palmas-TO.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15112/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.