Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Quenízia Vieira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:10Z-
dc.date.available2010-07-07-
dc.date.available2018-07-21T00:20:10Z-
dc.date.issued2011-06-20-
dc.identifier.citationLOPES, Quenízia Vieira. O Ensino do gênero Exposição Oral: um estudo de caso no 5° ano do ensino fundamental. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6491-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to examine, empirically, the process of investigating the gender Oral Exposure, by determining whether the systematic teaching of this influences the development of oral skills of students, taking as a basis for analysis the following themes: Textual and Oral Exposure Genres and Orality, as provided by theorists, Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2004), and the influence of theorists Bakhtin (2006), Marcuschi (2003.2008), among others. For realize the research is used to apply an ethnographic approach to studying the case, with the object of study the oral skills of seven students from the fifth year of elementary education at a private school, located Palmas city, locate in Tocantins state. To execute the research applies a didactic sequence for the " Oral Exposure gender " with the goal of enabling students with the knowledge about this genre and - through his teaching - to analyze whether the difficulties of the students in oral text production may be influenced positively. The hypothesis was confirmed, since it was detected at the end of the study, the oral skills of students presented a positive development during the realize of the didactic sequence. It was felt that the teaching of gender is not systematically performed there by pointing to the need for restructuring of school practice in order to improve the process of assimilation of genres.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1064277 bytes, checksum: 6eee8a43145ff33d2643d1587d0363c3 (MD5) Previous issue date: 2011-06-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1064277 bytes, checksum: 6eee8a43145ff33d2643d1587d0363c3 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2011-06-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGêneros Textuaispor
dc.subjectExposição Oralpor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectTextual Genreseng
dc.subjectOral Exposureeng
dc.subjectOralityeng
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.titleO Ensino do gênero Exposição Oral: um estudo de caso no 5° ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3770206977035882por
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é analisar, de forma empírica, o processo de instrução do gênero Exposição Oral, averiguando se o ensino sistemático deste influencia no desenvolvimento das habilidades orais dos alunos; tomando como base para análise as temáticas: Gêneros Textuais, Gênero Exposição Oral e Oralidade, fornecidas por doutos como Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004), além da influência dos teóricos Bakhtin (2006), Marcuschi (2003,2008), dentre outros. Para realização da investigação utiliza-se a aplicação de uma abordagem etnográfica ao estudo do caso, tendo como objeto de estudo as habilidades orais de sete alunos de quinto ano do ensino fundamental de uma escola privada, localizada na cidade de Palmas/TO. Para efetivação da pesquisa, aplica-se uma sequência didática para o gênero Exposição Oral , com o objetivo de possibilitar aos alunos o conhecimento sobre este gênero e - por meio do seu ensino - analisar se as dificuldades dos alunos na produção textual oral podem ser influenciadas positivamente. A hipótese foi comprovada, uma vez que se detectou, ao final da pesquisa, que as habilidades orais dos alunos sofreram um avanço positivo no decorrer da realização da sequência didática. Percebeu-se que o ensino dos gêneros não é realizado sistematicamente, apontando assim para a necessidade de reestruturação da práxis escolar, a fim de aperfeiçoar o processo de assimilação dos gêneros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15012/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.