Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6492Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Dias, Sandra Maria Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:43:22Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:20:15Z | - |
| dc.date.available | 2010-07-28 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:20:15Z | - |
| dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
| dc.identifier.citation | DIAS, Sandra Maria Araújo. A representação da experiência e identidade docente em um diário reflexivo: uma abordagem sistêmico-funcional. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6492 | - |
| dc.description.abstract | Based on the assumptions that texts represent and construe the world (FAIRCLOUGH, 1992), that identity construction occurs through individual and public forums‟ (TÁPIAS-OLIVEIRA, 2005), that ´located´ teacher development is essential in order to trigger a critical-reflective stance (FREEMAN, 1996; FREIRE, 1996; JOHNSON, 2006; REICHMANN, 2007a), this case study addresses a reflective journal produced by an EFL teacher the teacher-researcher herself over six months. In order to investigate teacher representations and discursive constructions about professional identity, this research follows an emic perspective (FREEMAN, 1998; GHEDIN & PIMENTA, 2002) and focuses on lexicogrammatical choices in the journal, grounded on Systemic-Functional Grammar, in special, the transitivity system (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004), and more specifically, in transitivity constructs such as Processes and mental projections. Systemic-Functional Grammar views language as a complex social semiotic system construing ideational, interpersonal and textual meanings (HALLIDAY, 1994). Results suggest that in terms of teacher representations, over time, there is an increase in relational and mental Processes, signaling characteristics related to teacher identity, students, the classes and the journal itself, as well as to reflective features of teaching practice. In terms of mental projections, they (re)constitute change in teacher positioning, suggesting new social roles adopted by the teacher. Highlighting the importance of the reflective journal as a literacy practice and as a literacy event, constituting a catalyzing genre‟ (SIGNORINI, 2006), it is relevant to underscore the importance of literacy practices in initial and continued language teacher development. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:43:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2560783 bytes, checksum: 524b60444ed249a452e78e93e237f2e2 (MD5) Previous issue date: 2010-12-01 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2560783 bytes, checksum: 524b60444ed249a452e78e93e237f2e2 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2355 bytes, checksum: 8ec07284c0deb777ecbf6baa17c5526f (MD5) Previous issue date: 2010-12-01 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Formação de professores de ILE | por |
| dc.subject | Letramento | por |
| dc.subject | Diário reflexivo | por |
| dc.subject | Construção identitária | por |
| dc.subject | Transitividade | por |
| dc.subject | EFL teacher development | eng |
| dc.subject | Literacy | eng |
| dc.subject | Reflective journal | eng |
| dc.subject | Identity construction | eng |
| dc.subject | Transitivity | eng |
| dc.title | A representação da experiência e identidade docente em um diário reflexivo: uma abordagem sistêmico-funcional | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Reichmann, Carla Lynn | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4704905649078465 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5682467807366297 | por |
| dc.description.resumo | Partindo das premissas que textos representam e constituem o mundo (FAIRCLOUGH, 1992); que a construção identitária ocorre através de foros íntimos e públicos‟ (TÁPIAS-OLIVEIRA, 2005) e que a formação localizada de professores é essencial para favorecer uma postura crítico-reflexiva (FREEMAN, 1996; FREIRE, 1996; REICHMANN, 2007a), este estudo de caso focaliza um diário reflexivo produzido por uma professora de língua inglesa a própria professora-pesquisadora ao longo de seis meses. Com o intuito de investigar as representações da experiência docente e as construções discursivas sobre identidade profissional, esta pesquisa segue a perspectiva êmica (FREEMAN, 1998; GHEDIN e PIMENTA, 2002) e centra-se nas escolhas lexicogramaticais no diário, baseada na Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004), mais especificamente, em construtos do sistema de transitividade, a saber, dos Processos e projeções mentais. Na ótica sistêmico-funcional, a língua é vista como um recurso sócio-semiótico complexo para construir significados ideacionais, interpessoais e textuais (HALLIDAY, 1994, p. xiii). Os resultados da análise indicam que em termos de representações da experiência, há um crescimento longitudinal dos Processos relacionais e mentais, sinalizando, respectivamente, características da identidade da professora, de seus alunos, das aulas e do diário; bem como traços de reflexão sobre a prática dessa professora. Quanto às projeções mentais, (re)constituem a mudança de posicionamento docente, sugerindo novos papéis sociais que ela assume. Apontando para o diário reflexivo simultaneamente como prática e evento de letramento, e constituindo-se como um gênero catalisador‟ (SIGNORINI, 2006), percebemos a importância de práticas de letramento na formação inicial e continuada de professores de línguas. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Linguística e ensino | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Linguística | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15029/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
