Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBühler, Rosilma Diniz Araújo-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:25Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:19Z-
dc.date.available2010-10-05-
dc.date.available2018-07-21T00:20:19Z-
dc.date.issued2010-01-28-
dc.identifier.citationBÜHLER, Rosilma Diniz Araújo. Gramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesa. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6502-
dc.description.abstractThis work consists of an investigation on images belonging to the German coursebook Themen aktuell 1 and the English New English File Elementary from the perspective of the Visual Grammar by the theoreticians Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006). Based on Michael Halliday s Systemic Functional Linguistics (1994), the Visual Grammar aims at systematising the image-reading process from a theoretical as well as practical point of view. Through its applicable feature, this work aims at increasing visibility of particular sociocultural elements produced by the authors of foreign language coursebooks. In order to achieve this goal, it will take into consideration the constitutive elements of images as well as the property of images in construing meanings.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 1313582 bytes, checksum: 7db4b861f9f9efa8a9e9d6296921f6e5 (MD5) Previous issue date: 2010-01-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 2860503 bytes, checksum: 16fe373c05f98009abec66986d0d86b8 (MD5) arquivototal.pdf.txt: 271605 bytes, checksum: 43283abb75187a3b6873bfbf640a6540 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3310 bytes, checksum: 3345e88813c2cbec902bf4eccb656370 (MD5) Previous issue date: 2010-01-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectGramática Visualpor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectImageeng
dc.subjectCoursebookeng
dc.subjectVisual Grammareng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.titleGramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida, Danielle Barbosa Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846654142638437por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886159429225733por
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma leitura contrastiva de imagens pertencentes ao livro didático de alemão Themen aktuell 1 e ao de inglês New English File Elementary, sob a perspectiva da Gramática Visual dos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006). Baseada na Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), a Gramática Visual busca sistematizar o processo de leitura de imagens de um ponto de vista teórico-prático. A partir de sua aplicabilidade, é objetivo deste trabalho trazer à visibilidade elementos socioculturais próprios das culturas produzidas pelos autores de livros didáticos de línguas estrangeiras através dos elementos constitutivos da imagem bem como da imagem enquanto elemento na construção de sentidos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15044/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.