Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6509
Tipo: Tese
Título: Contribuições sociocognitivas na construção do texto escrito
Autor(es): Oliveira, Albanita Bezerra de
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: Este estudo tem como objetivo observar o desenvolvimento humano, o qual é realizado na atividade social mediado pela linguagem. Para explicarmos o desenvolvimento humano, citamos várias correntes como: o behaviorismo, o construtivismo, o cognitivismo e o interacionismo social. Demos um destaque especial ao sociocognitivismo, comprometido com a compreensão da linguagem como um fenômeno cognitivo que se desenvolve a partir da exploração do conceito de interação durante o processo da escrita. As interações não se dão fora de um contexto social, mas tornam-se possíveis nos limites de uma determinada situação social. Procuramos fazer uma síntese do que é a língua como patrimônio social, que é, sem dúvida, um dos mais importantes instrumentos utilizado, em grande parte, dos nossos atos de comunicação. Listamos alguns conceitos da língua e da escrita, de vários autores. Apoiados em pressupostos sociointeracionistas, a pesquisa elegeu o gênero artigo de opinião como elo de observação do desenvolvimento das habilidades sociocognitivas. Metodologicamente, elaboramos uma sequência didática que foi aplicada a cinco alunos de graduação da UFPB. Para análise dos dados foram levantadas quatro categorias: interpretação do texto, sequência das ideias, coerência e abordagem do tema. Os resultados apontaram para a percepção da importância do conhecimento coletivo por parte dos alunos pesquisados. Podemos concluir que o estudo realizado nos deu uma visão clara sobre a interação e de que é no agir com o outro que verdadeiramente construímos nossos conhecimentos.
Abstract: This study it has as objective to observe the human development, which is carried through in the social activity mediated by the language. To explain the human development, we cite some chains as: the behaviourism, the construtivismo, the cognitivismo and the social interacionismo. Demons one has detached special to the sociocognitivismo, compromised to the understanding of the language as a cognitivo phenomenon that if develops from the exploration of the interaction concept during the process of the writing. The interactions if do not give outside of a social context, but they become possible in the one limits determined social situation. We look for to make a synthesis of what it is the language as corporate assets, that is, without a doubt, one of the most important instruments used, to a large extent, of our acts of communication. We list some concepts of the language and the writing, some authors. Supported in estimated sociointeracionistas, the research chose the sort opinion article as link of comment of the development of the sociocognitivas abilities. Metodologicamente, we elaborate a didactic sequência that was applied the five pupils of graduation of the UFPB. For analysis of the data four categories had been raised: interpretation of the text, sequência of the ideas, coherence and boarding of the subject. The results had pointed with respect to the perception of the importance of the collective knowledge on the part of the searched pupils. We can conclude that the study carried through in it gave a clear vision to them on the interaction and of that it is in acting with the other that truily we construct our knowledge.
Palavras-chave: Linguística
Sociocognitivismo
Escrita
Gênero
Conteúdo
Análise
Linguistica
Sociocognitive
Writing
Sort
Content
Analysis
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: OLIVEIRA, Albanita Bezerra de. Contribuições sociocognitivas na construção do texto escrito. 2010. 119 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6509
Data do documento: 13-Set-2010
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf8,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.