Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNobrega, Paulo Vinícius ávila-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:27Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:10Z-
dc.date.available2011-02-11-
dc.date.available2018-07-21T00:20:10Z-
dc.date.issued2010-03-01-
dc.identifier.citationNOBREGA, Paulo Vinícius ávila. Dialogia mãe-bebê: a emergência do envelope multimodal em contextos de atenção conjunta. 2010. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6511-
dc.description.abstractThis production had the intention to monitor the emergence of language as a multimodal instance in contexts of joint attention occurred in naturalistic situations of two motherbaby dyads, from seven to seventeen months of the child. Thus we work with the multimodal envelope perspective, i.e., the fusion of three components of the dialogism look, gestures and vocal production that emerge simultaneously. We consider the concept of multimodality proposed by McNeill (1985) as a mixture of the gesture-vocal actions. The studies in language acquisition and in nonverbal communication postulate theoretical assumptions about linguistic, paralinguistic and extralinguistic elements in a dissociated way. The first ones had as primacy the observation of interlocutors speech and writing in various contexts. The second type was justified as a complement to the linguistic and the extralinguistic elements were considered as accessories used as aids to the speech. Our results show that the mother uses the multimodal composition to address herself to the child who interacts as she acquires the three basic components of the dialogism.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1454620 bytes, checksum: 20676365cee0fb8168374042cecc7603 (MD5) Previous issue date: 2010-03-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1454620 bytes, checksum: 20676365cee0fb8168374042cecc7603 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2132 bytes, checksum: c6550f8b4dae15ab1ba15be34183e138 (MD5) Previous issue date: 2010-03-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectatenção conjuntapor
dc.subjectolharpor
dc.subjectgestospor
dc.subjectprodução vocalpor
dc.subjectenvelope multimodalpor
dc.subjectjoint attentioneng
dc.subjectlookeng
dc.subjectgestureseng
dc.subjectvocal productioneng
dc.subjectmultimodal envelopeeng
dc.titleDialogia mãe-bebê: a emergência do envelope multimodal em contextos de atenção conjuntapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4938442207753907por
dc.description.resumoEsta produção teve como intuito acompanhar a emergência da língua enquanto instância multimodal em contextos de atenção conjunta vividos em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, dos 07 aos 17 meses de vida da criança. Para isso trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia olhar, gestos e produção vocal que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Os estudos em aquisição de linguagem e de comunicação não-verbal postulavam aportes teóricos a respeito de elementos lingüísticos, paralingüísticos e extralingüísticos de forma dissociada. Os primeiros tinham como primazia a observação da fala e da escrita de interlocutores em vários contextos. O segundo tipo era justificado como complemento do lingüístico e os elementos extralingüísticos eram considerados como acessórios usados como auxiliares da fala. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os três componentes básicos da dialogia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15011/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.