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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nobrega, Paulo Vinícius ávila | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:43:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:20:10Z | - |
dc.date.available | 2011-02-11 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2010-03-01 | - |
dc.identifier.citation | NOBREGA, Paulo Vinícius ávila. Dialogia mãe-bebê: a emergência do envelope multimodal em contextos de atenção conjunta. 2010. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6511 | - |
dc.description.abstract | This production had the intention to monitor the emergence of language as a multimodal instance in contexts of joint attention occurred in naturalistic situations of two motherbaby dyads, from seven to seventeen months of the child. Thus we work with the multimodal envelope perspective, i.e., the fusion of three components of the dialogism look, gestures and vocal production that emerge simultaneously. We consider the concept of multimodality proposed by McNeill (1985) as a mixture of the gesture-vocal actions. The studies in language acquisition and in nonverbal communication postulate theoretical assumptions about linguistic, paralinguistic and extralinguistic elements in a dissociated way. The first ones had as primacy the observation of interlocutors speech and writing in various contexts. The second type was justified as a complement to the linguistic and the extralinguistic elements were considered as accessories used as aids to the speech. Our results show that the mother uses the multimodal composition to address herself to the child who interacts as she acquires the three basic components of the dialogism. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1454620 bytes, checksum: 20676365cee0fb8168374042cecc7603 (MD5) Previous issue date: 2010-03-01 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1454620 bytes, checksum: 20676365cee0fb8168374042cecc7603 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2132 bytes, checksum: c6550f8b4dae15ab1ba15be34183e138 (MD5) Previous issue date: 2010-03-01 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | atenção conjunta | por |
dc.subject | olhar | por |
dc.subject | gestos | por |
dc.subject | produção vocal | por |
dc.subject | envelope multimodal | por |
dc.subject | joint attention | eng |
dc.subject | look | eng |
dc.subject | gestures | eng |
dc.subject | vocal production | eng |
dc.subject | multimodal envelope | eng |
dc.title | Dialogia mãe-bebê: a emergência do envelope multimodal em contextos de atenção conjunta | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8916191109480157 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4938442207753907 | por |
dc.description.resumo | Esta produção teve como intuito acompanhar a emergência da língua enquanto instância multimodal em contextos de atenção conjunta vividos em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, dos 07 aos 17 meses de vida da criança. Para isso trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia olhar, gestos e produção vocal que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Os estudos em aquisição de linguagem e de comunicação não-verbal postulavam aportes teóricos a respeito de elementos lingüísticos, paralingüísticos e extralingüísticos de forma dissociada. Os primeiros tinham como primazia a observação da fala e da escrita de interlocutores em vários contextos. O segundo tipo era justificado como complemento do lingüístico e os elementos extralingüísticos eram considerados como acessórios usados como auxiliares da fala. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os três componentes básicos da dialogia. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística e ensino | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15011/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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