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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6567
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Azuíla da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:47:20Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:21:40Z-
dc.date.available2011-03-18-
dc.date.available2018-07-21T00:21:40Z-
dc.date.issued2011-02-15-
dc.identifier.citationSOUSA, Azuíla da Silva. Serious games para a fonoaudiologia: uma abordagem voltada à terapia em motricidade orofacial. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6567-
dc.description.abstractDue to the development of computer technology and its presence in the daily routine of professionals and students, more resources have emerged with the aim of providing an efficient way to transmit and enhance knowledge in all fields of science. In medical and therapeutic offices, is commonplace to note the existence of computer tools such as visualization applications, games and simulators that enable therapeutic methods based on information technologies and communication. Due to the fact that Speech Pathology is a profession in constant development, this study proposes describing and demonstrating the importance of using technology in speech-language therapies. Thus, it was necessary to conduct a field survey for lifting the profile of professionals of speech pathology on the use of technology in their clinical practice as well as a literature search on existing applications in general healthcare and in speech therapy. Later, it was proposed the building of an application to support rehabilitation processes. It was noticed that there is need for research directed to the field of Speech-therapy concerning to the use of assistive technology for speech-language therapies. Although there are specific computer programs for rehabilitation, little is known about the evaluation and validation of these software in scientific literature. It was developed a game as a way to assist in the treatment of atypical swallowing. The game, called MOtrilha, can support therapeutic techniques for the correction of atypical swallowing. It is one more tool to help professionals and to motivate patients.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJogos de vídeopor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectDeglutiçãopor
dc.subjectVideogameseng
dc.subjectSpeech therapyeng
dc.subjectRehabilitationeng
dc.subjectDeglutitioneng
dc.titleSerious games para a fonoaudiologia: uma abordagem voltada à terapia em motricidade orofacialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Liliane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240551533292579por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1341651784453394por
dc.description.resumoEm virtude do desenvolvimento da tecnologia computacional e sua presença no dia-adia de profissionais e estudantes, mais recursos tem surgido com o objetivo de proporcionar uma forma eficaz de transmitir e aprimorar conhecimentos em todas as áreas das ciências. Nos consultórios médicos e terapêuticos, é comum observar a existência de ferramentas computacionais como aplicativos de visualização, jogos e simuladores que possibilitam métodos terapêuticos baseados em tecnologias da informação e comunicação. Sendo a Fonoaudiologia uma profissão em constante desenvolvimento, o presente estudo propõe-se a descrever e apresentar o uso de tecnologias em terapiasfonoaudiológicas. Para tanto, foi necessária a realização de uma pesquisa de campo para o levantamento do perfil de fonoaudiólogos quanto à utilização de tecnologias na sua prática clinica, assim como uma pesquisa bibliográfica sobre os aplicativos existentes na área da saúde em geral e em Fonoaudiologia. Posteriormente, foi proposta a construção de um aplicativo para o auxílio à reabilitação fonoaudiológica. Percebeu-se que há necessidade de pesquisas direcionadas ao campo da Fonoaudiologia concernentes ao uso de tecnologias de apoio a terapias fonoaudiológicas pois, embora existam programas computacionais específicos para a reabilitação, pouco se sabe a respeito da avaliação e validação dos mesmos respaldados na literatura científica. Foi realizada a construção do jogo MOtrilha como forma de auxiliar nos tratamentos de Deglutição Atípica. O jogo visa contribuir na facilitação e melhor aproveitamento das técnicas terapêuticas para a correção da Deglutição Atípica, sendo uma ferramenta a mais para o auxílio do profissional e motivação dos pacientes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Saúdepor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúdepor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

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