Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Jorge José Ferreira de Lima-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:23Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:40Z-
dc.date.available2011-10-24-
dc.date.available2018-07-21T00:22:40Z-
dc.date.issued2009-03-27-
dc.identifier.citationALVES, Jorge José Ferreira de Lima. A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6581-
dc.description.abstractThis work deals with the compositional principles and techniques used to create a cycle of pieces written by the author and named Genesis. This cycle consists of four pieces for Viola de Arame (Brazilian Viola) solo, Viola de Arame and flute, and Viola de Arame accompanied by two instrumental ensembles (Genesis II and Genesis IV). The compositional process applied on the Cycle was a result of a research on the application of the sonority of the Brazilian Viola as sound material, making use of techniques from the so-called Spectral Music. The theoretical groundwork for the comprehension of spectral music was found in Tristan Murail (1993), François Rose (1996) and Joshua Fineberg (2000), among other authors. Based on this set of references, the compositional processes applied to Genesis were analyzed and registered, from the most elementary procedures, such as the usage of the harmonic series applied on the first piece, to the most specific one, such as ring modulation, used in Genesis II and Genesis III. The fourth piece was composed using a computer program for spectral analysis, editing, and synthesis. The resultant material produced by the application of this piece of software on sounds from the Brazilian Viola was used to construct and analyze sound aggregates that were considered raw material of the composition process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4458269 bytes, checksum: e26ebc4f8039ff38afd8b1aa41c2f89e (MD5) Previous issue date: 2009-03-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4458269 bytes, checksum: e26ebc4f8039ff38afd8b1aa41c2f89e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2071 bytes, checksum: 4c4f1a79b2cd46687f83b54e35139c8b (MD5) Previous issue date: 2009-03-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMúsica Espectralpor
dc.subjectViola de Aramepor
dc.subjectComposição Musicalpor
dc.subjectSpectral Musiceng
dc.subjectViola de Arameeng
dc.subjectMusical Compositioneng
dc.titleA sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Jose Orlando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7768024460108454por
dc.description.resumoEste trabalho trata dos princípios e técnicas composicionais empregados para criar um ciclo de peças escritas pelo Autor, denominado Genesis. Esse ciclo consiste de quatro peças: viola de arame solo, viola de arame e flauta, e viola de arame acompanhada de dois grupos instrumentais (Genesis II e Genesis IV). O processo composicional das peças que integram o ciclo foi resultado de uma pesquisa sobre a aplicação da sonoridade da viola de arame como material composicional, utilizando técnicas oriundas da chamada música espectral. A fundamentação teórica para a compreensão da música espectral partiu de autores como Tristan Murail (1993), François Rose (1996) e Joshua Fineberg (2000), entre outros. Com base nesses referenciais, foram analisados e registrados os processos composicionais aplicados na composição do ciclo, desde os procedimentos mais elementares, como a utilização da série harmônica em Genesis I, até procedimentos mais específicos, como a técnica de modulação em anel utilizada em Genesis II e Genesis III. A quarta peça foi composta usando um programa de computador para análise espectral, edição e síntese. O material resultante produzido pela aplicação desse programa em sons oriundos da viola de arame foi usado para construir e analisar agregados sonoros que foram considerados matéria-prima do procedimento composicional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14491/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.