Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cleide Alves da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:24Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:43Z-
dc.date.available2012-05-17-
dc.date.available2018-07-21T00:22:43Z-
dc.date.issued2011-08-30-
dc.identifier.citationSILVA., Cleide Alves da. O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the teaching of music in Rio Grande do Norte‟s Federal University Music School Arts Introductory Course an extension university course, to teach children music. The research aims to uncover and understand how the teaching of music has been developed in the area researched, beginning the study from the memories of five teachers who worked on it. The theoretical background focuses on studies about memory (BOSI, 1994; HALBWACHS, 2006 and TEDESCO, 2004). The methodological construction is supported by the principles of qualitative research, having the oral history been adopted as method. The live musical experiences, experimentation and music creation have characterized the classroom teaching practices of five teachers surveyed, with direct reflex on classes conducted during the course. The course curriculum and organization in the period researched reflected the active teachers‟ thinking and diverse backgrounds. The study about the experiences lived by others through memories - in this case, oral testimonies reported by teachers about teaching music to children at elementary levels in a fresh past aims to contribute to an understanding by the future generations, of past musical educational practices as well as helping to rethink the course‟s senses and meanings studied in the contemporaneity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2143572 bytes, checksum: bf168262372034882a5f88779259b5b6 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2143572 bytes, checksum: bf168262372034882a5f88779259b5b6 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectpedagogia musical em Natalpor
dc.subjectCIART-EMUFRNpor
dc.subjectlembrança de professoras de músicapor
dc.subjectMusic teachingeng
dc.subjectmusical pedagogy in Nataleng
dc.subjectCIART-EMUFRN,eng
dc.subjectmusic teachers‟ memorieseng
dc.titleO ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribas, Maria Guiomar de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4109740592916164por
dc.description.resumoEsta dissertação trata sobre o ensino de música no Curso de Iniciação Artística (CIART) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) Curso de extensão universitária, destinado a musicalizar crianças. A pesquisa tem por objetivo desvelar e compreender como se constituiu o ensino de música no espaço estudado, partindo das lembranças de cinco professoras que nele atuaram. O referencial teórico se centra em estudos sobre a memória em uma perspectiva social (Bosi, 1994; Halbwachs, 2006 e Tedesco, 2004). A construção metodológica está apoiada nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo sido adotada a história oral como método. O presente estudo revelou vivências musicais, experimentações e criação musical que caracterizaram as práticas educativas das professoras pesquisadas, e seus reflexos diretos nas aulas ministradas no Curso. O currículo e a organização do CIART no período pesquisado refletiram o pensamento e as diversas formações das docentes atuantes. O estudo acerca de experiências vividas por outros pelo viés das lembranças no caso, testemunhos orais narrados por professoras sobre ensinar música em nível elementar a crianças em um passado recente visa contribuir para uma compreensão, pelas gerações futuras, de práticas educativas musicais do passado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14599/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.