Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOnofre, Maria Leopoldina Lima Cardoso-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:24Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:42Z-
dc.date.available2012-05-22-
dc.date.available2018-07-21T00:22:42Z-
dc.date.issued2012-03-26-
dc.identifier.citationONOFRE, Maria Leopoldina Lima Cardoso. As técnicas expandidas, figuras e configurações sonoras em L opera per flauto de Salvatore Sciarrino. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6587-
dc.description.abstractThis study aimed to describe how extended techniques are related to sound settings and the concept of "sound figures" described by Salvatore Sciarrino, used in his pieces for solo flute, published in the book L'Opera per Flauto. Such techniques and figures are fundamental to an understanding of his works. In our analytical reading, we started from the methodological considerations of the composer, described in the book Le Figure della Musica da Beethoven a oggi, which proposes a methodology of analysis based on the concept of "sound figures" - a criteria imported from the visual arts. These sound figures are also present in his compositional works, in a way that they interact with the musical discourse organization. It was sought an understanding of how visual criteria established in its methodology also encompassed the formal considerations of his works for solo flute. So, two different methodologies were used: the qualitative one, based on the theoretical assumptions of the composer; and the quantitative one, based on the spectral analysis of the audio recordings of the pieces. Our goal was to investigate and describe the trajectory of the partial over the time, in order to investigate and demonstrate concepts created by the composer through the proposed analysis.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7346981 bytes, checksum: 18e46c38ae7d5b14fb1aafc3aca716d7 (MD5) Previous issue date: 2012-03-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7346981 bytes, checksum: 18e46c38ae7d5b14fb1aafc3aca716d7 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2112 bytes, checksum: fb5b0fd6227ee244bd309560a449a02e (MD5) Previous issue date: 2012-03-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSalvatore Sciarrinopor
dc.subjectTécnicas expandidaspor
dc.subjectFlauta solopor
dc.subjectAnálise quantitativa espectralpor
dc.subjectSalvatore Sciarrinoeng
dc.subjectExtended techniqueseng
dc.subjectSolo fluteeng
dc.subjectQuantitative spectral analysiseng
dc.titleAs técnicas expandidas, figuras e configurações sonoras em L opera per flauto de Salvatore Sciarrinopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Jose Orlando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6174188142777502por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo descrever como as técnicas expandidas estão relacionadas com as configurações sonoras e as figuras descritas por Salvatore Sciarrino e utilizadas em suas peças para flauta solo, publicadas no caderno L Opera per Flauto. Tais técnicas e figuras são fundamentais para a compreensão de suas obras. Em nossa leitura analítica, partimos das considerações metodológicas do compositor, descritas no livro Le Figure della Musica da Beethoven a oggi, no qual propõe uma metodologia de análise baseada no conceito de figuras sonoras - um critério importado das artes visuais. Essas figuras sonoras estão presentes também no plano composicional de suas obras, de maneira que interagem na organização do discurso musical. Assim, buscamos compreender como critérios visuais estabelecidos em sua metodologia englobaram também as considerações formais de suas obras para flauta solo. Para tanto utilizamos duas metodologias distintas: a qualitativa, que parte dos pressupostos teóricos do compositor; e a quantitativa que parte da análise espectral das gravações em áudio das peças. O objetivo é investigar e descrever o comportamento geral dos parciais no decorrer do tempo, com intuito de averiguar e evidenciar, através das análises propostas os conceitos formulados pelo compositor.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14582/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.