Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Keila Souza Fernandes da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:52Z-
dc.date.available2012-11-14-
dc.date.available2018-07-21T00:22:52Z-
dc.date.issued2011-05-19-
dc.identifier.citationCUNHA, Keila Souza Fernandes da. A Música do Shabat em Recife. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6593-
dc.description.abstractThe issue treated in this study case is the repertorie of Cabalat Shabat that was brought to Recife. It is one of the three rituals celebrated by jews on the day separated to rest e prays, where the songs and prays still can be heard on local synagogue. The search gathered informations from the Isaac Shachnick Synagogue, in the Centro Israelita de Pernambuco (CIP), and on the Synagogue Kahal Zur Israel Museum, the first synagogue of Brazil, where today is the Jewish Historian Archive of Pernambuco, where are preserved, ocasionally, the ceremonies of Shabat. Departing from the perspective of musical cultural study this work intend to understand the music as cultural behavior and verify the task of this religious practice to their fellowers, trying to situate the music in its sociocultural context. According to the local information, we have nearly 100 fellowers of the Shabat, what represent 10% of the jewish community in Recife. We not only registered the special repertorie sung on the local synagogues, but the study begins with the historic construction of the social group, going to the negociations of the permanencies e adaptation of the cultural traces, specially musical, until reach the reflection over the relevance of this religious tradition. After confirmed the close conection between shabatic music and the jewish identity, that helps to keep the ethical stability and the social union of the ethnical group, the work wants to contribute to the discussions about the ethnicity and the cultural behavior of Immigrant, reaching a more broad aspect, as the Social Science.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 16989832 bytes, checksum: dea621d93f974b7f5cc13b59a680905d (MD5) Previous issue date: 2011-05-19eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 16989832 bytes, checksum: dea621d93f974b7f5cc13b59a680905d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3012 bytes, checksum: fb28845eeea3924b1d86f34fd3595de9 (MD5) Previous issue date: 2011-05-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectComunidade judaicapor
dc.subjectRepertório Shabatpor
dc.subjectEtnicidade e imigrantespor
dc.subjectJewish communityeng
dc.subjectShabat repertorieeng
dc.subjectEthnicity and immigranteng
dc.titleA Música do Shabat em Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Satomi, Alice Lumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073986486219986por
dc.contributor.advisor-co1Kaufman, Tania Neumann-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3224360634133543por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565028620036516por
dc.description.resumoO tema transversal deste estudo de caso é o repertório musical do Cabalat Shabat transterritorializado para Recife. Trata-se de um dos três rituais celebrados pelos judeus nos dias reservados para o descanso e rezas, onde as canções/orações ainda podem ser ouvidas nas sinagogas locais. A pesquisa de campo recolheu dados na Sinagoga Isaac Shachnick, do Centro Israelita de Pernambuco (CIP), e no Museu Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga do Brasil, onde hoje sedia o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, mas onde são preservadas, esporadicamente, as cerimônias do Shabat. Levando em conta a perspectiva etnomusicológica, o trabalho pretende compreender a música enquanto comportamento cultural e verificar o papel dessa prática religiosa para os seus adeptos, tentando situar a música no seu contexto sociocultural. Segundo informações de campo, constam aproximadamente cem (100) praticantes do Shabat, o que representa 10% da comunidade judaica em Recife. Além de registrar o repertório principal cantado em duas sinagogas locais, a abordagem compreende desde a construção histórica do grupo social em questão, passando pelas negociações da permanência e adaptação dos traços culturais, sobretudo musicais, até alcançar a reflexão sobre a relevância de tal tradição religiosa. Confirmada a relação intrínseca entre a música shabática e a identidade judaica, que ajudam a garantir a estabilidade ética e coesão social do grupo étnico, o estudo pretende contribuir, também, para as discussões sobre etnicidade e comportamento cultural dos imigrantes, atingindo um espectro mais amplo, como o das Ciências Sociais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14685/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf16,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.