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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6594
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, José Nilson-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:44Z-
dc.date.available2013-05-15-
dc.date.available2018-07-21T00:22:44Z-
dc.date.issued2011-01-26-
dc.identifier.citationLOPES, José Nilson. Cantoria, para viola sertaneja e orquestra de cordas: desenvolvimento de processos composicionais referenciados na cantoria de viola. 2011. 193 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6594-
dc.description.abstractThis work deals with the principles and compositional techniques employed in Cantoria, for ten-string Viola Sertaneja and String Orchestra, composed of three movements, with approximate duration of 14 minutes. The work uses a compositional language developed from stylistic, melodic and rhythmic elements from Cantoria de Viola Nordestina. In the musical discourse of the first two movements, the viola sertaneja and the string orchestra are treated as distinct dramatis personae that interact with each other in several ways simulating certain acoustic effects through orchestration. In the third movement, they interplay according to the principle contained in the Desafio (kind of Cantoria de Viola).eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectProcesso composicionalpor
dc.subjectCantoria de violapor
dc.subjectViola sertanejapor
dc.subjectOrquestra de Cordaspor
dc.subjectCompositional Processeng
dc.subjectCantoria de Violaeng
dc.subjectViola Sertanejaeng
dc.subjectString Orchestra.eng
dc.titleCantoria, para viola sertaneja e orquestra de cordas: desenvolvimento de processos composicionais referenciados na cantoria de violapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moura, Eli-eri Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810448733148820por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2526810516962443por
dc.description.resumoEste trabalho se refere aos princípios e técnicas composicionais empregados na peça Cantoria, para Viola Sertaneja de 10 cordas e Orquestra de Cordas, composta de três movimentos, com duração total aproximada de 14min. A obra utiliza uma linguagem composicional desenvolvida a partir de elementos estilísticos, melódicos e rítmicos da Cantoria de Viola Nordestina. No discurso musical dos dois primeiros movimentos, a viola sertaneja e a orquestra de cordas são tratadas como dramatis personae distintas que interagem mutuamente de diversas formas simulando determinados efeitos acústicos através de recursos de orquestração. No terceiro movimento, elas se contrapõem baseadas no princípio da disputa contida no Desafio (modalidade da Cantoria de Viola).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14601/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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