Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFeitosa, Radegundis Aranha Tavares-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:32Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:11Z-
dc.date.available2014-07-03-
dc.date.available2018-07-21T00:23:11Z-
dc.date.issued2013-03-15-
dc.identifier.citationFEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6607-
dc.description.abstractResearch on instrumental teaching have gone through significant development in recent decades, gaining, as a result, considerable importance and legitimacy, especially within the context of research in music education. Based on this fact, the present work shows the results of a study on instrumental teaching, contemplating most specifically the teaching of the French horn in northeastern Brazil. Thus, the research involves horn teachers working in the Federal University of Paraíba, Federal University of Pernambuco, Federal University of Bahia and Federal University of Rio Grande do Norte. This dissertation aims at presenting and analyzing the didactic materials employed by these teachers, reflecting on the main features of such materials, their uses and applications towards the formation of horn players. The research methodology included bibliographical studies, documental research, semi-structured interviews and the empirical experiences consolidated by the author s expertise both as a performer and a teacher of the instrument at Federal University of Rio Grande do Norte and in other parts of Brazil. One can easily see from the survey that the main didactic material used was of European origin, focusing on the European orchestral repertoire and the soloist horn repertoire. However, teachers use this material, adapting it to their pedagogical purposes, combining it with Brazilian music. The study demonstrates that teachers have adopted it to their own guidelines, organizing the material and adapting it in accordance with the professional profiles and realities of both teachers and students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 3947611 bytes, checksum: 9453979f5d939cdb409198b7bcbc5cb0 (MD5) Previous issue date: 2013-03-15eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 43132095 bytes, checksum: 33584097077c1416fea14ceb54da7ad6 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 3386 bytes, checksum: f9c87c001e25c35c0a86dc9aa8cab1fc (MD5) Previous issue date: 2013-03-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de trompapor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectEnsino de instrumento musical.por
dc.subjectHorn teachingeng
dc.subjectDidactic materialseng
dc.subjectInstrumental music teachingeng
dc.titleO ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Queiroz, Luis Ricardo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7638785918930835por
dc.description.resumoOs estudos sobre ensino de instrumento têm se expandido significativamente nas últimas décadas, ganhando espaço e legitimidade, sobretudo no âmbito das pesquisas em educação musical. Considerando essa realidade, esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa acerca do ensino instrumental, contemplando mais especificamente o ensino de trompa no Nordeste brasileiro. Assim, o universo da pesquisa foi constituído pelos professores de trompa atuantes na Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A dissertação tem como objetivo geral apresentar e analisar os materiais didáticos que vem sendo utilizados pelo professores de trompa na Região, refletindo sobre as características desses materiais, seus usos e possibilidades de aplicação no processo de formação do trompista. A metodologia da pesquisa abrangeu estudos bibliográficos, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, bem como experiências empíricas consolidadas a partir da atuação do autor como trompista e professor do instrumento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em outras localidades do país. A partir da pesquisa realizada ficou evidente que os principais materiais didáticos utilizados são de origem europeia e focam o repertório orquestral europeu e o repertório para trompa solista. Apesar disso, os professores utilizam estes materiais adequando-os a suas propostas pedagógicas, inserindo cada vez mais o trabalho com a música brasileira. O trabalho demonstrou que cada professor possui direcionamentos próprios, organizando os materiais que utilizam, principalmente, em função da realidade da trajetória profissional de cada um e do perfil dos estudantes de cada contexto de ensino.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17602/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf42,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.