Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6609
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Arôxa, Ricardo Alexandre de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:52:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:23:18Z | - |
dc.date.available | 2014-08-04 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-22 | - |
dc.identifier.citation | ARÔXA, Ricardo Alexandre de Melo. Leitura à primeira vista: perspectivas para a formação do violonista. 2013. 194 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6609 | - |
dc.description.abstract | The current job Market demands, increasingly, instrumentalists with skills and theoretical and practical knowledge in various styles and musical genres. This situation brings up new questions and concerns in music scientific research. From the dialogue between the subareas of Musical Education and Performance, emerges the subarea of Pedagogy of Musical Instrument that investigates tools and pedagogical practices inherent to the instrumentalists teaching and learning process. Its purpose is to make this context even more reflective and skillful in adapting to the different styles in which the instrument can communicate its musical art. In case of formal education in classical guitar instrument the can appropriate and transmit music in its various ways the practice of sight-reading becomes an issue facing the needs of this instrument that is essentially soloist. However, the increased participation of the guitar in chamber music groups has set the sight-reading as an important tool for the preparation of the performance. This work shows the importance of sight-reading in the classical guitarists formation process and aims to present, analyze and reflect on issues about teaching and learning of sight-reading in the classical guitarists formation process. The research methodology is based on a qualitative approach and uses bibliographic and documental research, semi-structured interviews with expert classical guitarists at the sight-reading such as Eduardo Fernández, Eduardo Meirinhos, Fábio Zanon, Mario Ulloa and Nícolas de Souza Barros. The theoretical background about Musical Cognition, Musical Education and Performance dialogues with the empirical background of the investigated expert guitarists. As a result of the research, we conclude that the classical guitar learning finds itself undergoing a conceptual and methodological transition process, but it can be improved by using several practices which can be embedded on guitarists routine in order to provide a more accurate and deliberate development of the sight-reading. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3618018 bytes, checksum: 9c10bd9fae6a622e971d302e5d5c417c (MD5) Previous issue date: 2013-04-22 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3618018 bytes, checksum: 9c10bd9fae6a622e971d302e5d5c417c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2052 bytes, checksum: 6ec5471b18dea80a6383376181f998aa (MD5) Previous issue date: 2013-04-22 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Leitura à primeira vista | por |
dc.subject | Violão clássico | por |
dc.subject | Estratégias de ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Sight-reading | eng |
dc.subject | Classical guitar | eng |
dc.subject | Strategies of teaching and learning | eng |
dc.title | Leitura à primeira vista: perspectivas para a formação do violonista | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Luis Ricardo Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5224390361847356 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7940595143938603 | por |
dc.description.resumo | A recente demanda de formar instrumentistas mais conscientes das competências necessárias para o mercado de trabalho exige deste, habilidades, conhecimentos teórico e prático de vários estilos e gêneros, ao passo que estimula inquietações em questões de pesquisa. A subárea de conhecimento denominada Pedagogia do Instrumento emerge da necessidade de diálogo entre as a Educação musical e as Práticas Interpretativas. Investiga ferramentas e práticas pedagógicas inerentes ao ensino e aprendizagem do instrumentista. Sua finalidade é tornar este contexto mais reflexivo e hábil na adaptação com as diferentes facetas em que o instrumento pode comunicar sua arte. Especificamente tratando do violão instrumento que pode se inserir no contexto de transmissão e apropriação de música de diversas formas e da formação institucionalizada de música, a prática da leitura à primeira vista tem sido vista como um problema frente às necessidades desse instrumento musical essencialmente solista. Todavia, uma crescente demanda em grupos de câmara tem-na configurado como importante ferramenta para a otimização da preparação da performance. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, analisar e refletir sobre questões acerca de estratégias de ensino e aprendizagem da leitura à primeira vista. A partir de uma abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa conta como principais instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas semiestruturadas com violonistas especialistas em leitura à primeira vista, entre eles Eduardo Fernández, Eduardo Meirinhos, Fábio Zanon, Mario Ulloa e Nícolas de Souza Barros. O referencial teórico de trabalhos da Cognição Musical, Educação Musical e Práticas Interpretativas foi posto em diálogo com o referencial empírico dos violonistas estudados. Como resultado, encontramos um ensino de violão que se encontra em processo de transição conceitual e metodológica, mas que pode ser complementado com diversas práticas no cotidiano do estudante, de modo a proporcionar um desenvolvimento mais acurado e deliberado da leitura à primeira vista no processo de formação do violonista. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Música | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | ARTES::MUSICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14725/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.