Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Helder Alves de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:34Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:52Z-
dc.date.available2014-08-28-
dc.date.available2018-07-21T00:22:52Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Helder Alves de. Aplicação de princípios gestálticos no planejamento de estruturas composicionais utilizadas na peça segmentos. 2014. 222 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6614-
dc.description.abstractThis dissertation examines the potential of application of Gestalt Psychology Principles in the planning of compositional structures in the work Segmentos, for symphony orchestra. The Gestalt analysis of musical works accomplished by several autors, such as Meyer (1956), Lerdahl and Jackendoff (1983), and Tenney and Polansky (1980), was used in this dissertation on a prescriptive fashion. The analogies between musical gestures and features of visual objects perception, according to Gestalt Theory, was thought by these autors. In this dissertation, these analogies were counted as musical suggestions to the planning of the work Segmentos, which consists of three movements. For the planning of the musical gestures in the first movement, titled Hábito, and the third movement, titled Pregnância, subjective or qualitative suggestions were employed, i.e., without using mathematical calculations. For the planning of the musical gestures in the second movement, titled Tenere, objective or quantitative suggestions were employed, besides subjective or qualitative suggestions. For this Second movement, a computer software was created in order to generate and segment melodies, according to works of Tenney and Polansky, who applied by calculations the Gestalt principles related with grouping and segregation of perceptual objects. These melodic segments were substantial for the management of musical parameters. It is our intention that this dissertation, which apply some Gestalt principles in the context of musical composition, shall serve as a basis for the conscious planning of musical works and shall be a reference for research in such a way that one can carry out the examination of other applications of Gestalt principles in the planning of musical works.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 9074576 bytes, checksum: ba459487c79b661539ec76f93c8f45c2 (MD5) Previous issue date: 2014-03-21eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 9074576 bytes, checksum: ba459487c79b661539ec76f93c8f45c2 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3223 bytes, checksum: 2028c3eeb7c164fdc2a6b51b0dcd8590 (MD5) Previous issue date: 2014-03-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTeoria da Gestaltpor
dc.subjectGestalt e músicapor
dc.subjectPlanejamento composicionalpor
dc.subjectGestalt Theoryeng
dc.subjectGestalt and musiceng
dc.subjectCompositional planningeng
dc.titleAplicação de princípios gestálticos no planejamento de estruturas composicionais utilizadas na peça segmentospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Liduino José Pitombeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2580064972508587por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0301397180882974por
dc.description.resumoEste trabalho examina o potencial da aplicação dos princípios da Psicologia da Gestalt no planejamento de estruturas composicionais na obra Segmentos, para orquestra sinfônica. As análises gestálticas de obras musicais realizadas por diversos autores, como Meyer (1956), Lerdahl e Jackendoff (1983), e Tenney e Polansky (1980), foram utilizadas neste trabalho sob um viés prescritivo. As analogias entre os gestos musicais e as características da percepção de objetos visuais, segundo a Teoria da Gestalt, foram refletidas por esses autores. Neste trabalho, essas analogias foram consideradas como sugestões musicais para o planejamento da obra Segmentos, que consiste em três movimentos. Para o planejamento dos gestos musicais no primeiro movimento, intitulado Hábito, e no terceiro movimento, intitulado Pregnância, foram empregadas sugestões subjetivas ou qualitativas, isto é, sem a utilização de cálculos matemáticos. Para o planejamento dos gestos musicais no segundo movimento, intitulado Tenere, foram empregadas sugestões objetivas ou quantitativas, além das sugestões subjetivas ou qualitativas. Para esse segundo movimento, um aplicativo computacional foi criado para gerar e segmentar melodias, segundo os trabalhos de Tenney e Polansky, que aplicaram através de cálculos os princípios gestálticos de proximidade e similaridade, relacionados com o agrupamento e segregação de objetos perceptuais. Esses segmentos melódicos foram fundamentais para o gerenciamento dos parâmetros musicais. É nossa intenção que este trabalho, que aplica alguns princípios gestálticos na composição musical, possa servir de base para o planejamento consciente de obras musicais e, também, que possa ser um referencial de pesquisa para que se realize o exame de outras aplicações dos princípios gestálticos no planejamento de obras musicais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14730/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf8,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.