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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6623
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lilian Maria Pereira da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:37Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:24Z-
dc.date.available2015-01-22-
dc.date.available2018-07-21T00:23:24Z-
dc.date.issued2014-04-30-
dc.identifier.citationSILVA, Lilian Maria Pereira da. Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6623-
dc.description.abstractThis paper takes as its object of exegetical analysis, based on the translation from English to Portuguese, the treatise on the fundamental principles for violin, written by Leopold Mozart, first published in 1756. The Portuguese version was based on the English version made by Editha Knocker and edited in 1948 by the Oxford University Press. The translation into Portuguese brings the possibility of a careful and specific study of the treatise, making possible an effective and clear apprehension of the ideas about the music and the violin, proposed and supported by Leopold Mozart. The fundamental categories elaborated in that work are explained in a more substantive and understandable way, which constitutes the core of this project. That treatise is a work of undeniable historical relevance and, along with the treatise for flute by J. J. Quantz and the one for keyboard by C. P. E. Bach, is one of the most significant works of the genre. In his work, L. Mozart deals not only with the technique for the violin and musical styles, but also displays an honest concern with the musical training of instrumentalists. In his didacticism, leads the reader to study the characteristics of violinistic musical practice, as well as the string instruments with bow, from the eighteenth century to the present day.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectInterpretação musicalpor
dc.subjectEstética musicalpor
dc.subjectLeopold Mozartpor
dc.subjectTratado para violinopor
dc.subjectMusical performanceeng
dc.subjectmusical aestheticseng
dc.subjectLeopold Mozarteng
dc.subjectviolin treatiseeng
dc.titleExtratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análisepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Chasin, Ibaney-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346983513109569por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788750626304461por
dc.description.resumoO presente trabalho toma por objeto de análise exegética, a partir da tradução do inglês para o português, o Tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino escrito por Leopold Mozart, publicado pela primeira vez em 1756. A versão para o português foi feita a partir da tradução para o inglês realizada por Editha Knocker e publicada, em 1948, pela Oxford University Press. A versão para o português abriu a possibilidade de seu mapeamento cuidadoso e específico, fazendo ser mais clara e efetiva a apreensão do ideário musical e violinístico proposto e sustentado por Leopold Mozart e explicitando, em termos mais substantivos e compreensíveis, as categorias fundamentais elaboradas no Tratado e que constituem o núcleo central desse projeto. O referido tratado é obra de relevância histórica incontestável e, configura, ao lado do tratado para flauta escrito por J. J. Quantz, e ao de C. P. E. Bach, para teclado, como uma das mais expressivas obras do gênero. Na sua pena tratadista, L. Mozart discorre não apenas sobre a técnica do violino e estilos musicais, mas, também, apresenta franca preocupação com relação à formação musical dos instrumentistas. Em seu didatismo, leva o leitor a conhecer as características da prática musical violinística, bem como dos instrumentos de corda com arco, desde o século XVIII até os dias atuais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15054/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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