Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferraz, Rachel Gico Casado | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:52:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:23:21Z | - |
dc.date.available | 2010-12-27 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:23:21Z | - |
dc.date.issued | 2007-02-02 | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Rachel Gico Casado. Ciclos nordestinos 1, 2 e 3 para piano de Marlos Nobre: uma abordagem analítico-interpretativa. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6629 | - |
dc.description.abstract | The object of this study is to analyze Marlos Nobre s Ciclos Nordestinos for piano through two distinct sources of theoretical referencial: the theoretical and practical knowledge of elements that compose folk/popular Brazilian music, specifically the one from the Northeastern region, and the style analysis of the method proposed by Jan LaRue. Marlos Nobre composed four Ciclos Nordestinos for piano but the fourth has not been approached for there is no revised revision up-to-date. The analysis of the Ciclos Nordestinos focused on the five parameters proposed by Jan LaRue: Sound, Harmony, Melody, Rhythm and Growth. It is also included observations about technical aspects and performance suggestions. The analyses show the existence of a great difference of level of performance between the First one and the Third Cycles; the asymmetry in the three Cycles compared between themselves in relation to the indication of speed and character; the existing quotation removed of the folk/popular origin; and the concern of the composer in placing some possibilities of study for a pupil of the piano, however, most important of them is the dissociation between left hand and right hand. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1053898 bytes, checksum: 1d69402d64381de45f05164fdb5c5274 (MD5) Previous issue date: 2007-02-02 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:23:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1053898 bytes, checksum: 1d69402d64381de45f05164fdb5c5274 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2484 bytes, checksum: b8d26224e220bc37ada0e0a2cd7a7c13 (MD5) Previous issue date: 2007-02-02 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Análise Interpretativa | por |
dc.subject | Ciclos Nordestinos | por |
dc.subject | Marlos Nobre | por |
dc.subject | Música para Piano | por |
dc.subject | Style Analysis | eng |
dc.subject | Ciclos Nordestinos | eng |
dc.subject | Marlos Nobre | eng |
dc.subject | Music for Piano | eng |
dc.title | Ciclos nordestinos 1, 2 e 3 para piano de Marlos Nobre: uma abordagem analítico-interpretativa | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, José Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8297766321235339 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho constitui-se na análise dos Ciclos Nordestinos para piano de Marlos Nobre, através de duas fontes distintas de referencial teórico: o conhecimento teórico e prático de elementos que compõem a música folclórico/popular brasileira, especificamente a nordestina, e a análise estilística proposta por Jan LaRue. Marlos Nobre compôs quatro Ciclos Nordestinos para piano, porém, foram analisados apenas os três primeiros, por ainda não existir revisão e edição do 4º Ciclo Nordestino. A análise dos Ciclos enfoca cinco parâmetros, conforme o esquema analítico de LaRue: Som, Harmonia, Melodia, Ritmo e Crescimento. Também foram incluídas observações sobre aspectos técnico-pianísticos, além de sugestões interpretativas. Como principais conclusões podem-se notar a existência de uma grande diferença de nível de execução entre o Primeiro e o Terceiro Ciclos; a assimetria nos três Ciclos comparados entre si em relação à indicação de andamentos e caráter; a existência de citações literais retiradas do cancioneiro popular e uma preocupação do compositor em colocar várias possibilidades de estudo para um aluno de piano, a mais importante delas é a dissociação entre mão esquerda e mão direita. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Música | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | ARTES::MUSICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15046/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.