Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marinho, Marina Tavares Zenaide | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:52:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:23:22Z | - |
dc.date.available | 2010-12-27 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:23:22Z | - |
dc.date.issued | 2010-08-26 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Marina Tavares Zenaide. Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6630 | - |
dc.description.abstract | This research intends to study the historical, aesthetic, and interpretative aspects of Clóvis Pereira s Concertino in A Major for Violin and String Orchestra (1996-2001) a unique concertante work written for the violin in the armorial style. Thus, the main goal of this dissertation is to offer interpretative ideas based on the analysis of the most important aspects of this aesthetics. For this intent, we have done personal interviews with the composer, performers and scholars. We have also done extensive research in the composer personal files and archives, as well as at the Joaquim Nabuco s Foundation and the Federal University of Pernambuco libraries. The analysis of the piece was focused mainly on the observation of the compositional process, besides the idiomatic use of the instrument and its relationships with popular and folkloric references as agents of the musical style. The hypotheses were evaluated and confirmed empirically, demonstrating the significance of theoretical study, and its relation to interpretative issues, in the search for a better performance. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 3077978 bytes, checksum: 50e81f5fa34cc2bf3c7338b19caa268a (MD5) Previous issue date: 2010-08-26 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:23:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 19826248 bytes, checksum: fe4ca8b83fca3cc0317a84acbe988358 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 4045 bytes, checksum: e7cc62d9832ad395885f93a093dd840c (MD5) Previous issue date: 2010-08-26 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Concertino | por |
dc.subject | Violino | por |
dc.subject | Clóvis Pereira | por |
dc.subject | Práticas interpretativas | por |
dc.subject | Violin | eng |
dc.subject | Clóvis Pereira | eng |
dc.subject | Performance | eng |
dc.title | Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Alvarenga, Hermes Cuzzuol | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0853107595289408 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872648940467053 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos históricos, estéticos e interpretativos do Concertino em Lá Maior para Violino e Orquestra de Cordas (1996-2001), de Clóvis Pereira, única obra armorial concertante para esse instrumento, bem como criar critérios interpretativos através da análise da obra, dentro da perspectiva violinística. A estratégia metodológica empregada consistiu na pesquisa documental e bibliográfica na Fundação Joaquim Nabuco, na Biblioteca da Universidade Federal de Pernambuco e no acervo particular do compositor, bem como entrevistas não diretivas e dirigidas a intérpretes e outros pesquisadores. A análise da obra consistiu na observação dos processos técnicocomposicionais, no uso dos instrumentos e no correlacionamento dos argumentos e das referências folclórico-populares como agentes do discurso musical do Concertino. As hipóteses foram confirmadas e avaliadas empiricamente e os resultados demonstraram a importância do estudo teórico em música e da consciência interpretativa para uma melhor performance. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Música | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | ARTES::MUSICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15051/arquivo%20total.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo total.pdf | 19,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.