Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jaqueline Alves da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:40Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:55Z-
dc.date.available2011-05-03-
dc.date.available2018-07-21T00:22:55Z-
dc.date.issued2011-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Alves da. Um estudo comparativo entre os grupos pessoenses de forró: Cabras de Mateus e Duquinha e Banda. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6631-
dc.description.abstractTaking into consideration the various gradations which the polarized idea of traditional forró and electronic forró can hold, this study aimed at examining the main features which constitute the differences and similarities between the forró of Cabras de Mateus and that of Duquinha e Banda, both from João Pessoa, concerning their aesthetico-structural features. It also aimed at getting acquainted with the conceptions and representations of those who were interviewed about forró, as well as the relation between this musical genre and the other aspects which make it a socio-cultural manifestation, such as dance, clothing, and its relation to the media, taking into account some implications as to work space and conceptions of the world to those who make a living from making this kind of music. To do this, we adopted the multiple-case ethnographic study as the investigation strategy, following a socio-cultural orientation and a multiperspectivistic approach. Constituting two current trends in the cultural industry in the field of music, i.e. music intended for wide consumption and for segmented consumption, the results indicated that both kinds of forró are structured in global environments, although distinct ones, since, for those who do the called traditional forró, their conceptions and practices related to the discourse of nostalgia and tradition are erected on the basis of an "imaginary landscape" in the Northeast or Northeast a historically constructed. The results also demonstrate that the process of reframe of forró, placed here by electronic forró, does not occur in a peaceful manner, involving therefore the demarcation of territories and marketing disputes, as well as the fact that the symbolic order specifies that nurtures the creation art has been redefined by the market logic.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2477743 bytes, checksum: a7567800c2dc8facc9c947274051d8e5 (MD5) Previous issue date: 2011-04-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-04-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectForró tradicional e forró eletrônico; concepções e práticas; estrutura e estética;por
dc.subjectTraditional forró and eletrônic forró; conceptions and practices; structures and aesthetics;eng
dc.titleUm estudo comparativo entre os grupos pessoenses de forró: Cabras de Mateus e Duquinha e Bandapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Eurides de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945222017075398por
dc.description.resumoConsiderando as várias gradações que podem conter a ideia polarizada de forró tradicional e de forró eletrônico, o presente estudo objetivou verificar as principais características que constituem diferenças e similaridades entre o forró dos Cabras de Mateus e o forró de Duquinha e Banda, ambos da cidade de João Pessoa, em que pesem as suas características estético-estruturais. Objetivou, também, conhecer as concepções e representações dos entrevistados acerca do forró, bem como a relação deste gênero musical com os demais aspectos que o fazem uma manifestação sociocultural, tais como a dança, a vestimenta e a sua relação com a mídia, considerando algumas implicações em termos de espaços de trabalho e concepções de mundo para os que vivem deste fazer musical. Para tanto, adotamos como estratégia de investigação o estudo de caso múltiplo, do tipo etnográfico, seguindo uma orientação sociocultural e uma abordagem multiperspectívica. Configurando duas tendências da indústria cultural no campo da música, nos dias de hoje, qual seja, música voltada para o amplo consumo e para o consumo segmentado, os resultados mostraram que ambos os forrós se estruturam em ambientes globalizados, porém distintos, uma vez que, para aqueles que fazem o forró chamado tradicional, suas concepções e práticas, vinculadas ao discurso da saudade e da tradição, são erigidas com base em uma paisagem imaginária da região Nordeste ou de um Nordeste construído historicamente. Os resultados demonstram ainda que o processo de ressiginificação do forró, colocado aqui pelo forró eletrônico, não ocorre de maneira pacífica, envolvendo demarcação de territórios e disputas mercadológicas, bem como o fato de que a ordem simbólica específica que nutre a criação artística vem sendo redefinida pela lógica de mercado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total9,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.