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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ana Quércia Pereira de-
dc.date.accessioned2015-05-14T13:24:12Z-
dc.date.accessioned2018-07-23T20:08:17Z-
dc.date.available2012-03-19-
dc.date.available2018-07-23T20:08:17Z-
dc.date.issued2010-08-13-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Quércia Pereira de. Vocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor market. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em serviço social) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7201-
dc.description.abstractThe objective of this study is to examine in the Vocational training, clashes between the goals ethical-political of profession and determinations of the labor market during the supervised training in Social Work, session 2010.1 UFPB. This theoretical work valid in critical-dialectical perspective methodology, consist in investigation in 06 institutions, where were interviewed the respective 06 social workers supervisor training field, and 12 students trainees, whose testimonials were confronted face of adversity working conditions, and elements that make it difficult the materialization of professional project. The quantitative and qualitative research resulted in the identification of the single side of the technical-operational dimension negatively influences in conducting the activities of the trainees, despite the bureaucratization of the activities, most reveals not find able for labor market stage due to the fact limited to only one field. For the professional field supervisors, the project viability ethical-political direction depends on a critical, but still understands as their professional role assignments made by the institution, which signal an exacerbation of technical efficiency, required by the rationalization of work. These data demonstrate one of the biggest challenges of professional training is realize overcoming these weaknesses from stage, it has direct results on professional performance spaces developed in occupational areas outlined by the labor market.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectEstágio Supervisionadopor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectSocial Workeng
dc.subjectVocational Trainingeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectSupervised Stageeng
dc.titleFormação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalhopor
dc.title.alternativeVocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor marketeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nogueira, Cleonice Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8739482042949942por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246523675188155por
dc.description.resumoO objetivo deste estudo consiste em analisar na formação profissional, os confrontos entre os objetivos ético-políticos da profissão e as determinações do mercado de trabalho durante o estágio supervisionado em Serviço Social, do período 2010.1 da UFPB. Esta produção teórica configura-se como um estudo analítico-crítico, de caráter quanti-qualitativo, enquanto procedimento de análise do objeto. É resultante da investigação nos campos de estágio, em 06 instituições. Foram entrevistados 06 profissionais supervisores de campo e 12 alunos estagiários, cujos depoimentos foram confrontados pela afirmação dos compromissos ético-políticos no processo de ensino e aprendizagem frente às adversidades das condições de trabalho, e da burocratização das atividades, por exemplo. Posto que, as alterações nas formas de gestão do trabalho atingem as profissões e trazem exigências como a qualificação dos trabalhadores associada à garantia de espaço ocupacional no mercado de trabalho. Essa racionalidade técnica e ideo-política impõe à formação profissional em Serviço Social, a redefinição de suas demandas subjacentes às necessidades sociais, a emersão de novos e antigos postos de trabalho, e exige sobretudo, uma maior preparação técnico-operativa, que se contrapõe ao objetivo profissional de potencializar a emancipação social junto aos usuários. É na fase de conciliação entre teoria e prática na formação, que o estágio supervisionado na medida em que avança no contato com a realidade, e no deciframento dos movimentos da sociedade, os sujeitos são desafiados a concretizar o projeto ético-político da profissão, para instrumentalizar as classes trabalhadoras, de modo a fomentar o movimento do seu poder de reivindicação por melhores serviços no cotidiano institucional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentServiço Socialpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15371/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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