Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Patrícya Karla Ferreira e-
dc.date.accessioned2015-05-14T13:24:15Z-
dc.date.accessioned2018-07-23T20:08:04Z-
dc.date.available2014-07-11-
dc.date.available2018-07-23T20:08:04Z-
dc.date.issued2010-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Patrícya Karla Ferreira e. Educação escolar indígena: uma análise a partir da perspectiva da sexualidade e gênero no município indígena de Baía da Traição/PB. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em serviço social) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7217-
dc.description.abstractThe local Indians are an indigenous group that inhabits the northern coast of the Brazilian state of Paraiba, along with the limits of municipalities of Rio Tinto, Marking and Bay of betrayal. The Potiguaras not live entirely in a geographical isolation, social and cultural, since it appears the interaction between Indians and non-Indians in the territory of potiguaras. Therefore, this research aims to examine the expressions of sexuality and gender in adolescence Indian potiguaras inserted in school education in the city of Bay of Treason / PB from the perspectives of educators from the School Hall Elementary School Antonio Azevedo. The methodological approach includes quantitative and qualitative approach focused on data analysis. The study also required for the thematic analysis of the research object from the understanding of concepts such as: indigenous education, indigenous schools, indigenous education, and differentiated school, sexuality, and gender. The research is structured in three chapters that discuss about the theme. The first chapter presents a brief historical overview about the indigenous peoples, indigenous education, addressing also the structure of indigenous education in Brazil. The second chapter provides some discussions about sexuality and gender in indigenous education. The third chapter examines the indigenous education thematising an approach to sexuality and gender in the Bay of Treason / PB. It also points out the methodological issues for data analysis. In concluding this study, we realized the need to reflect on the schooling offered to indigenous people, especially in the gender and sexuality, considering the cultural background of these people and the process of miscegenation. Anyway, the question is: who will work as the differences in the sexuality and gender in school education. It will be just family, school or both.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T13:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 618583 bytes, checksum: a70c0c878437004b7403dd13c00ce8c5 (MD5) Previous issue date: 2010-12-17eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T20:08:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 618583 bytes, checksum: a70c0c878437004b7403dd13c00ce8c5 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2065 bytes, checksum: 23ff8f7127652462ecbb32b3868241ab (MD5) Previous issue date: 2010-12-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectíndios Potiguaraspor
dc.subjectNative school educationeng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectIndians Potiguaraseng
dc.titleEducação escolar indígena: uma análise a partir da perspectiva da sexualidade e gênero no município indígena de Baía da Traição/PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Maria de Lourdes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6173596922742991por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0377172063060525por
dc.description.resumoOs índios potiguaras, constituem um grupo indígena que habita o litoral norte do estado brasileiro da Paraíba, junto aos limites dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. Os Potiguaras não vivem totalmente em um isolamento geográfico, social e cultural, pois constata-se a interação entre índios e não-índios no território dos potiguaras. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as manifestações da sexualidade e gênero na adolescência dos índios potiguaras inseridos na educação escolar do município de Baía da Traição/PB a partir das perspectivas dos educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Azevedo. A perspectiva metodológica compreende a abordagem quanti-qualitativa centrada na análise dos dados. O estudo da temática exigiu também para análise do objeto da pesquisa a partir da compreensão de conceitos tais como: educação indígena; escola indígena; educação escolar indígena; e escola diferenciada; sexualidade; e gênero. A pesquisa encontra-se estrutura em três capítulos que discorrem acerca da temática. No primeiro capítulo apresenta-se uma breve retrospectiva histórica acerca dos povos indígenas, da educação escolar indígena, abordando também a estrutura da educação escolar indígena no Brasil. O segundo capítulo traz algumas discussões acerca da sexualidade e gênero na educação escolar indígena. O terceiro capítulo analisa a educação escolar indígena tematizando uma abordagem da sexualidade e do gênero em Baía da Traição/PB. Também são pontuadas as questões metodológicas para a análise dos dados. Ao concluir neste estudo, percebemos a necessidade de refletir acerca da educação escolar oferecida aos indígenas, sobretudo no enfoque de gênero e sexualidade, considerando a carga cultural destes povos e o processo de miscigenação. Enfim, fica o questionamento: a quem caberá trabalhar o respeito às diferenças de sexualidade e gênero na educação escolar. Caberá apenas a família, à escola ou a ambas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentServiço Socialpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15482/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf604,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.