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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Evanice dos Santos-
dc.date.accessioned2015-05-14T13:26:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:32:15Z-
dc.date.available2011-09-01-
dc.date.available2018-07-21T00:32:15Z-
dc.date.issued1986-03-13-
dc.identifier.citationSILVA, Evanice dos Santos. A reprovação social: o fenómeno da evasão e repetência nas escolas dos conjuntos habitacionais de João Pessoa-PB. 1986. 114 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 1986.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7267-
dc.description.abstractCette étude visait à chercher l'explication de l'apparition constante de redoublement et d'abandon des élèves de première année de la première année dans les écoles publiques situées dans des projets de logement dans la ville de João Pessoa - PB. Le sondage a été mené dans cinq écoles, à trois états et deux municipalités. Impliquez-24 enseignants, cent dix-huit élèves et leurs parents. La méthodologie utilisée (simple observation, des questionnaires et d'entretiens enregistrés) visant à vérifier, Loco, le niveau de l'apprentissage des élèves, la pratique pédagogique des enseignants dans le processus éducatif et de sa relation avec l'élève. Ensuite, nous avons essayé d'identifier parmi les enseignants, les élèves et leurs parents au moyen de questionnaires et d'entrevues, ouverts et fermés, leurs perceptions concernant l'abandon scolaire et de redoublement. L'analyse des éléments de données recueillis, reflète la façon dont la notion d'éducation comme pertinents pour que la société a reprendre, socialement, les personnes économiquement les plus défavorisés à l'époque que l'école n'a pas d'adapter ses programmes aux besoins, conditions et expériences de vie des étudiants. L'école propose un type d'enseignement qui renforce l'enfant, une estime de soi négative que ce qu'elle a, ce qu'il est, ce qu'elle ne peut pas avoir, car il est déjà échoué par leurs propres conditions d'existence social et historique.fra
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectRepetênciapor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectl'évasion scolairefra
dc.subjectRépétitionfra
dc.subjectL'école publiquefra
dc.titleA reprovação social: o fenómeno da evasão e repetência nas escolas dos conjuntos habitacionais de João Pessoa-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bandeira, Lourdes Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058232160701682por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo o de procurar explicação para a constante ocorrência da evasão e repetência de alunos da primeira série do primeiro grau, em escolas públicas situadas em conjuntos habitacionais populares, na cidade de João Pessoa - PB. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas, sendo três estaduais e duas municipais. Envolveu vinte quatro professores, cento e dezoito alunos e seus respectivos pais. Os recursos metodológicos utilizados (observação simples, questionários e entrevistas gravadas), visaram a verificar, In Loco, o nível de aprendizagem dos alunos, a prática pedagógica dos professores no processo educativo e seu relacionamento com o aluno. Em seguida, procuramos identificar entre professores, alunos e respectivos pais, através de questionários e entrevistas gravadas, com perguntas abertas e fechadas, suas percepções relativas à evasão e à repetência escolar. A análise dos dados dos elementos coletados, reflete a forma, como a concepção de educação pertinente a essa sociedade vem reprovando, socialmente, as populações mais desfavorecidas economicamente, no momento que a escola não adapta seu currículo às necessidades, condições e experiências de vida do alunado. A escola oferece um tipo de ensino que reforça, na criança, uma auto-estima negativa do que ela não tem, do que ela não é, do que ela não pode ter, uma vez que ela já é reprovada pelas suas próprias condições de existência social e histórica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15486/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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