Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBerquó, Anna Taddei Alves Pereira Pinto-
dc.date.accessioned2015-05-14T13:27:03Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:33:01Z-
dc.date.available2014-03-12-
dc.date.available2018-07-21T00:33:01Z-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.citationBERQUÓ, Anna Taddei Alves Pereira Pinto. O crédito na sociedade de consumo. 2013. 201 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7299-
dc.description.abstractThe credit allows several studies under different viewpoints, one of which is related to the possibility of it being a commodity credit and therefore, liable to be manipulated symbolically. This thesis focuses on an elrerly group - from sixty years old - men and women, retirees, which may have some occupation, the majority belonging to the middle class, surveys were conducted in order to develop this research. The research issue is based on the question concerning the fact of how these informants are inserted in consumer society and the extent to which the credit relates to the strategies they have adopted, such as mediation, recognition, prestige and social ascension. The findings relate to the fact that relationships involving consumer credit report to some aspects of Brazilian society as personalism, while considering the confidence value as well as the rationalization of consumer credit shows the transformation in the conduct of informants, with preference payment in cash instead of credit payment. Analyzes the moral drama resulting from the use of credit by the informants, approaching a particular type of morality and honor, shame and guilt, religiousness and the idea of sacrifice in the name of a greater good.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T13:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalAnna.pdf: 1056270 bytes, checksum: 1af793fcfe34827d8148e60bfde114d1 (MD5) Previous issue date: 2013-05-15eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 1056272 bytes, checksum: de065ea41f4ec38e8093ef2f522d585d (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 1950 bytes, checksum: 36677d81866adbb7e7be3b537e5d1b33 (MD5) Previous issue date: 2013-05-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectSociedade de consumo - créditopor
dc.subjectCrediteng
dc.subjectConsumer Societyeng
dc.subjectRecognitioneng
dc.subjectSymbolic manipulationeng
dc.titleO crédito na sociedade de consumo.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Retondar, Anderson Moebus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015331505089334por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194763375078887por
dc.description.resumoO crédito permite diversos estudos sob pontos de vista diferentes, sendo um deles o relacionado à possibilidade de ser o crédito um bem de consumo e, portanto, passível de ser manipulado simbolicamente. A presente Tese enfoca um grupo que se refere às pessoas idosas, a partir dos sessenta anos de idade, homens e mulheres, aposentados, podendo ter alguma ocupação, pertencentes, atualmente, em sua maioria, à classe média, sendo realizadas entrevistas e partir delas desenvolve-se esta pesquisa. A problemática investigada baseia-se na indagação referente ao fato de como esses informantes se inserem na sociedade de consumo e em que medida o crédito se relaciona com as estratégias por eles adotadas de mediação, reconhecimento, ascensão e prestígio sociais. As constatações se reportam ao fato de que as relações de consumo que envolvem crédito se reportam a alguns aspectos da sociedade brasileira como os do personalismo, considerando a confiança enquanto valor, bem como o processo de racionalização do crédito ao consumidor demonstra a transformação na conduta dos informantes, com a preferência do pagamento à vista em detrimento do pagamento a crédito. Analisa-se o drama moral decorrente do uso do crédito pelos informantes, abordando-se um tipo particular de moralidade como honra, sentimento de vergonha e de culpa, religiosidade e a ideia de sacrifício em nome de um bem maior.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17673/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.