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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7306
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, João Paulo da-
dc.date.accessioned2015-05-14T13:27:05Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:32:39Z-
dc.date.available2014-07-14-
dc.date.available2018-07-21T00:32:39Z-
dc.date.issued2012-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, João Paulo da. O homem por trás da máscara: uma análise da metrossexualidade no discurso da indústria publicitária. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7306-
dc.description.abstractSince the middle of last century, the category of gender is no longer a sense of service to a policy of reproductive sex life in order to become the symbol of a crowd, serving to several possible theories. As a category that is based on the difference between the bodies, though traditionally these studies have been dedicated as a priority to women, the analysis of the male sphere becomes essencial for understanding the relational dynamics of the genre. Although contempt for the other side of the genre (explained by the historical context of enough tension within feminism), research on masculinity has become more frequent, because it has been realized that the relationships of domination also hurt the dominant actor. This inquiry continues in this direction and try to contribute to the deepening of studies of masculinity. Representations of masculinity are more diverse, so that during the process of writing this paper, we try to break the hegemonic model of male, showing that the forms of man have multiple variants, modifying itself according to social class, geographic region, race, religion, etc. Thus, in the world of social facts, one can speak of several men, not just one (as cultivates collective imagination). Among the archetypes produced man, this dissertation is dedicated to one in particular: the metrosexual. The representations of the male are undergoing significant transformations in the last two decades, especially with the rise of metrosexuality, a new male identity that is in dispute. It is noted, however, that the great forerunner of this new male image is advertising, since, being mass culture, this reflects ways of being extracted from society itself, encouraging them. So is the advertising discourse that materialize icons and signs which illustrate the formation of what is shaping up as a "new male profile". This inquiry is part of a survey that examines the representation of men in advertising, trying to observe how fragile is the talk of the metrosexual. Driving up, thus, a critique of consumption and new categories of gender.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectMetrossexualidadepor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectMetrosexualityeng
dc.subjectPublicityeng
dc.titleO homem por trás da máscara: uma análise da metrossexualidade no discurso da indústria publicitáriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Retondar, Anderson Moebus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015331505089334por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349788183379973por
dc.description.resumoDesde meados do século passado, a categoria gênero deixou de ser uma noção a serviço de uma política reprodutiva da vida sexual a fim de tornar-se o símbolo de uma multidão, servindo às mais diversas teorias possíveis. Como uma categoria que se fundamenta na diferença entre os corpos, ainda que tradicionalmente esses estudos tenham se dedicado de maneira prioritária à mulher, a análise da esfera masculina torna-se precípua para o entendimento da dinâmica relacional do gênero. Inobstante o descaso com o outro lado do gênero (explicada por um contexto histórico de bastante tensão dentro do feminismo), as pesquisas sobre masculinidade tem se tornado mais frequentes, porquanto se tenha percebido que as relações de dominação prejudicam também o ator dominante. Esta inquirição prossegue neste sentido e tenta contribuir no aprofundamento dos estudos de masculinidade. As representações da masculinidade são as mais diversas, de modo que, durante o processo de escrita deste trabalho, tenta-se romper com o modelo hegemônico de masculino, mostrando que as formas do homem possuem variantes múltiplas, modificando-se conforme a classe social, a região geográfica, raça, religião, etc. Assim, no mundo dos fatos sociais, pode-se falar de vários homens, e não de apenas um (como cultiva o imaginário coletivo). Entre os arquétipos produzidos do homem, esta dissertação dedica-se a um em específico: o metrossexual. As representações do masculino vêm sofrendo significativas transformações nestas últimas duas décadas, em especial com o surgimento da metrossexualidade, uma nova identidade masculina que se encontra em disputa. Observa-se, contudo, que a grande precursora dessa nova imagem masculina é a publicidade, visto que, por ser cultura de massa, esta reflete modos de ser extraídos da própria sociedade, estimulando-os. Assim, é no discurso publicitário que se materializam ícones e signos os quais ilustram a formação do que se vem configurando como um novo perfil masculino . Esta inquirição é parte de uma pesquisa que analisa a representação do homem na publicidade, tentando observar quão frágil é o discurso sobre o metrossexual. Conduzindo-se, destarte, a uma crítica do consumo e das novas categorias de gênero.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15576/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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