Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Augusto-
dc.date.accessioned2015-05-14T13:27:10Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:32:47Z-
dc.date.available2010-03-12-
dc.date.available2018-07-21T00:32:47Z-
dc.date.issued2009-04-06-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Augusto. Festival; Arte; Cotidiano;. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7324-
dc.description.abstractIt is research in which we analyze the interaction and change of daily life in the city of Sand at the completion of the Festival of Arts in council in the 70s. To make this analysis based on social relations in the small town, with its codes and symbols, and uses the theoretical and social Norbert Elias and Michel de Certeau to understand the webs in the chain of events, which includes a Festival of Arts, though a short period of time, elements hitherto alien to the residents living in Sand. We refer also to the "Age of Festivals" and the troubled military regime in Brazil to understand the historical context in which the Festival happen and fight for the youth of the time free speech. We analyze reports of artists and residents of the city, together with based on social theories, to identify the interference of the individual in relation Festivals / Areia. We are of daily life in the city during our research that the council has already considered, in the nineteenth century, important cultural itinerary traders who came to the States of Pernambuco and Rio Grande do Norte and the festivals held in the 1970s to nurture cultural openness and some improvement of knowledge to others, involving the local population, been losing strength in the 1980s revival and with other characteristics in mid 90s, giving rise to the festivals of brega music that characterizes the city today.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T13:27:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 570100 bytes, checksum: b66e6798633f8d45e615b033e2c29557 (MD5) Previous issue date: 2009-04-06eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 570100 bytes, checksum: b66e6798633f8d45e615b033e2c29557 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4131 bytes, checksum: d9d0d6eb3390902b6f25f718c22947eb (MD5) Previous issue date: 2009-04-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFestivalpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectFestivaleng
dc.subjectArteng
dc.subjectDaily lifeeng
dc.titleSocialização do espaço urbano: como um festival de artes interferiu na relação indivíduo/cotidiano na cidade de Areia, Brejo Paraibano, na década de 70.por
dc.title.alternativeFestival; Arte; Cotidiano;eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1León, Adriano Azevedo Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7946111602996683por
dc.description.resumoTrata-se de pesquisa em que analisamos a interação e mudança de cotidiano da cidade de Areia por ocasião da realização dos Festivais de Arte naquele município na década de 70. Para fazer esta análise tomamos como base as relações sociais na pequena cidade, com seus códigos e símbolos, e recorremos a teóricos sociais como Norbert Elias e Michel de Certeau para compreender as teias dessa cadeia de acontecimentos, onde um Festival de Artes incorpora, ainda que por pequeno período de tempo, elementos até então estranhos à convivência dos moradores de Areia. Nos reportamos também à "Era dos Festivais" e ao conturbado regime militar no Brasil para entender o contexto histórico em que aconteciam os Festivais e a luta da juventude da época por liberdade de expressão.Analisamos relatos de artistas e também de moradores da cidade para, com base em teorias sociais, identificar a interferência dos Festivais na relação indivíduo/cotidiano na cidade de Areia.Constatamos durante nossa pesquisa que o município já foi considerado, no século XIX, importante roteiro cultural para comerciantes que vinham dos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte e que os Festivais realizados na década de 1970 oportunizaram abertura cultural para uns e aprimoramento de conhecimentos para outros, envolvendo a população local, vindo a perder força na década de 1980 e ressurgindo com outras características em meados anos 90, dando lugar aos festivais de música brega que caracterizam a cidade hoje.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15598/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf556,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.