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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDonoso, Pablo Pérez-
dc.date.accessioned2015-05-26T11:44:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:58Z-
dc.date.available2018-07-21T00:22:58Z-
dc.date.issued2014-04-24-
dc.identifier.citationDONOSO, Pablo Pérez. Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7492-
dc.description.abstractMusic education has undergone a number of changes in recent centuries. These changes do not happen in isolation but interact and are interdependent events with another knowledge areas. Dominant paradigm in musical instrument teaching, since the establishment of music education model appeared at eighteenth century conservatorie, has roots in Newtonian-Cartesian thinking. Nowadays can be observed a change of mindset from almost all areas, is the rise of new paradigms fleeing from fragmentation, mechanization and mind-body dissolution that the old paradigm suggests, these new paradigms are heading to a holistic and integrative vision. The aim of this study was to observe and analyze imagery utilization in guitar student's daily practice, as it considered them a key component in these emerging paradigms. Data were gathered with three UFPB bachelor's guitar students. Were observed the student's study routines, data analysis gave the understanding of the current state of the relationship and interactions between knowledge of the cognitive sciences and the musical instrument teaching / learning process in our context today.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2015-05-26T11:44:48Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 779548 bytes, checksum: 9ba78a9c3da6f0f49e931cd8f729230c (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectimagens mentais; violão clássico; ensino e aprendizagem de instrumento; cognição musical;por
dc.subjectmental imagery; classical guitar; instrumental teaching and learning; musical cognition;eng
dc.titleUtilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rafael, Maurílio José Albino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250392373491187por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931056821961928por
dc.description.resumoA educação musical vem sofrendo uma série de mudanças nos últimos séculos. Essas mudanças não acontecem de forma isolada mas interagem e são interdependentes aos acontecimentos de outras áreas do conhecimento. O paradigma dominante no ensino de instrumento, desde a implantação do modelo de ensino de música surgido nos conservatórios do século XVIII, tem raízes no pensamento newtoniano-cartesiano. Na atualidade é possível observar uma mudança na forma de pensar de praticamente todas as áreas, é o surgimento de novos paradigmas que fogem da fragmentação e mecanização, da separação entre mente e corpo que sugere o paradigma antigo e se encaminham a uma visão holística e integradora. O objetivo desta pesquisa foi de observar e analisar a utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes de violão, por considerá-las um componente fundamental desses paradigmas emergentes. Foram colhidos dados com três estudantes de violão do bacharelado em música da UFPB. Observaram-se as rotinas de estudo dos alunos e, a partir da análise dos dados, foi possível compreender o estado atual das relações e interações existentes entre o conhecimento das ciências cognitivas e o ensino/aprendizagem de instrumento no nosso contexto na atualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15695/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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