Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Gilva Vasconcelos da Silva-
dc.date.accessioned2015-11-17T13:01:39Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:40Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:40Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.citationMATOS, Gilva Vasconcelos da Silva. Leitura e relações de gênero: as discursividades dos(as) educadores(as) nas mediações de práticas leitoras. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística ) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7600-
dc.description.abstractThe important achievements of feminist struggles and the Human Rights agenda, which discuss the social construction of gender, find at school an important space for the debate that promotes gender equality. This piece of research focuses reading practices at school and the promotion of this debate, aiming at analyzing the discourses of (male and female) teachers, as reading mediators, on gender relations. As its theoretical framework, this study considers the definition of reading proposed by Soares (2001, 2011), Orlandi (2008) and Silva, E. T. (2009, 2011); contemporary feminist studies (LOURO, 2012; COSTA, 2009; PISCITELLI, 2002); reflections proposed in the field of Discourse Analysis (POSSENTI, 2009) and the foucauldian discussions on power and subjectivity (FOUCAULT, 2004a, 2004b, 2004c, 2011, 2012). This qualitative investigation has as its locus a public primary school in the city of João Pessoa – PB while developing its reading project. Data wasgenerated from the analysis of the reading project document, lesson observations, reading material used in the sessions, reports by the teachers and a questionnaire. The results indicate that the debate concerning gender relations does not emerge in the reading project activities or the teachers’ voices studied.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-17T13:01:38Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1251754 bytes, checksum: 130a9e285746a0c4cce0638908cef9ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-17T13:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1251754 bytes, checksum: 130a9e285746a0c4cce0638908cef9ba (MD5) Previous issue date: 2014-08-22eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1251754 bytes, checksum: 130a9e285746a0c4cce0638908cef9ba (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2076 bytes, checksum: ad561c7acf3b4496b0d83a2a469f67ad (MD5) Previous issue date: 2014-08-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectReading gendereng
dc.subjectGênero-
dc.subjectDiscurso-
dc.subjectPráticas discursivas-
dc.subjectDireitos humanos-
dc.subjectDiscourse-
dc.subjectDiscursive practices-
dc.subjectHuman rights-
dc.titleLeitura e relações de gênero: as discursividades dos(as) educadores(as) nas mediações de práticas leitoraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Castro, Onireves Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828por
dc.contributor.advisor-co1Olegário, Maria da Luz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643525641386157por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4476743952883242por
dc.description.resumoAs importantes conquistas efetivadas pelas lutas feministas e pela pauta reivindicatória dos Direitos Humanos, que problematizam a construção social de gênero, têm na escola espaço dos mais importantes para o debate promotor da equidade de gênero. Esta pesquisa se estrutura pela interface entre as práticas leitoras na escola e a promoção desse debate e se propõe a analisar as discursividades dos/as educadores/as, como mediadores/as de leituras, acerca das relações de gênero. Para este direcionamento discursivo, o estudo move-se teoricamente na concepção de leitura em Soares (2001, 2011), Orlandi (2008) e Silva, E. T. (2009, 2011); nos estudos feministas contemporâneos (LOURO, 2012), (COSTA, 2009), nas reflexões trazidas pela Análise de Discurso (ORLANDI, 2012; POSSENTI, 2009) e nas contribuições foucaultianas sobre poder e subjetividade (FOUCAULT, 2004a, 2004b, 2004c, 2011, 2012). A investigação de natureza qualitativa, regida por princípios analíticos, tem como lócus uma escola do Ensino Fundamental da Rede Pública de João Pessoa-PB, na realização de seu projeto de leitura. Foram adotados como procedimentos metodológicos para geração dos dados a análise do documento do projeto de leitura, observações de aulas, análise do material de leitura utilizado nesses eventos, dos relatos de diálogos com os/as educadores/as e da aplicação de questionário. E, conforme análise dos resultados do conjunto dos instrumentos investigativos, o debate sobre as relações de gênero não perpassa pela instância do projeto de leitura da escola, nem nas vozes docentes perscrutadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15850/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.