Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Cléber Lemos de-
dc.date.accessioned2015-11-23T12:11:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:45Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:45Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.citationLEMOS, Cléber Lemos de. E-commerce na EJA: instrumento de prática social, estimulando a construção de significados para motivar uma cultura digital consciente. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7623-
dc.description.abstractThis research analyzes the extent to which reflection on culture and on Cultural Industry enables students of the Youth and Adult Education - EJA be consciously included in the virtual space, but also checks the extent to which this contributes to social action letter them digitally, providing E-commerce as a pedagogical device. We discuss the possibility of generating culture and construction of meanings from the professor of social action, while it promotes a teaching contextualized with the literacy practices and digital literacy through E-commerce: MercadoLivre. Data were collected through questionnaires and interviews and allowed us to prove that you can use the E-commerce: MercadoLivre as a pedagogical device with a view to digital literacy. In this sense, we see, also, the occurrence of construction of meaning by students through the teacher's social action using this device, aiming to contribute to a digital inclusion or, on the other hand, although in one case or another does not promote inclusion digital students, promote the generation of culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-23T12:11:42Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1266910 bytes, checksum: 7ca61ed10936873f50d008b4c5179e7b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-23T12:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1266910 bytes, checksum: 7ca61ed10936873f50d008b4c5179e7b (MD5) Previous issue date: 2014-09-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1266910 bytes, checksum: 7ca61ed10936873f50d008b4c5179e7b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2177 bytes, checksum: 7e11e855a73f92e0572096f23c5abc20 (MD5) Previous issue date: 2014-09-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectLetramento digital-
dc.subjectE-commerce-
dc.subjectDigital literacy-
dc.titleE-commerce na EJA: instrumento de prática social, estimulando a construção de significados para motivar uma cultura digital conscientepor
dc.title.alternativeE-commerce in EJA: social practice instrument, encouraging the construction of meanings to motivate a conscious digital cultureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Matos, Denilson Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733526938088480por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5275994123518849por
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa até que ponto a reflexão sobre cultura e sobre Indústria Cultural possibilita aos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA serem incluídos conscientemente no espaço virtual, como também, verifica até que ponto esta ação social contribui para letrá-los digitalmente, prevendo um E-commerce enquanto dispositivo pedagógico. Discute-se a possibilidade de geração de cultura e construção de significados a partir da ação social do professor, ao passo que este promove um ensino contextualizado com as práticas de letramento e letramento digital através do E-commerce: MercadoLivre. Os dados analisados foram coletados mediante questionários e entrevistas e nos permitiram comprovar que é possível utilizar o E-commerce: MercadoLivre como um dispositivo pedagógico com vistas ao letramento digital. Nesse sentido, verificamos, também, a ocorrência de construção de significados pelos discentes por meio da ação social do professor que utiliza este dispositivo, visando colaborar para uma inclusão digital ou, por outro lado, ainda que em um caso ou outro não promova a inclusão digital do discente, promova a geração de cultura.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15874/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.