Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFilgueiras, Arthur de Araújo-
dc.date.accessioned2015-11-23T12:21:50Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:39Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:39Z-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.identifier.citationFILGUEIRAS, Arthur de Araújo. Os múltiplos discursos sobre a matemática: por uma reconstrução discursivo-metodológica do seu ensino e aprendizagem. 2015. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7624-
dc.description.abstractThis paper starts from the premise that there are specific discourses of Mathematics and about Mathematics, presenting effective work proposals with the teaching and learning of mathematics in an attempt to minimize the negative discourses imposed on this discipline in teaching practices. Thus, it will be possible a reflection on new possibilities of teaching that consider the construction of new discursive practices around the subject with focus on the interdiscursivity phenomenon. At first It will be developed a characterization of discourse studies, its evolution and impact on the French Discourse Analysis with theoretical anchoring in Brandão (2003/2004), Charaudeau et al (2008), Maingueneau (1984/1993), Althier Revuz (1982) Mussalim (2001) Pêcheux (1990-1999) and Voloshinov (1981). In sequence, the research will depart from an analytical description of Mathematics discourse as a science and development in history from authors such as Avila (2006/2010), Atalay (2007) and Roque (2012); even thought, it's still essential to understand the proposals compreentions and didactic orientations brought by the National Curriculum Parameters of Mathematics (PCNs) as well as the Curriculum Parameters of Mathematics from Pernambuco (PCPE). Later, crystallized socialy discourses about math are presented with theoretical anchoring in Silveira (2012) and Machado (2011) analizing their impacts on the students discursive practices when they take part in a semistructured interview. Getting as a base all this discourse built about math, it was developed an intervention proposal in order to bring a discursive resignification to the teaching based on math education theoreticals. A detailed analysis of this proposal aplication, followed by a new interview, revealed that it is possible to reframe the discourse about Mathematics by producing effects of meaning in new discoursive practices in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-23T12:21:50Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5513088 bytes, checksum: bea82a4c181f3089c6182ddfcd4464de (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-23T12:21:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5513088 bytes, checksum: bea82a4c181f3089c6182ddfcd4464de (MD5) Previous issue date: 2015-05-05eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 5513088 bytes, checksum: bea82a4c181f3089c6182ddfcd4464de (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2015-05-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDiscursos da matemáticapor
dc.subjectDiscourses of matheng
dc.subjectInterdiscursividade-
dc.subjectInstrução matemática-
dc.subjectInterdiscursivity-
dc.subjectMath instruction-
dc.titleOs múltiplos discursos sobre a matemática: por uma reconstrução discursivo-metodológica do seu ensino e aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Castro, Onireves Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8126518370255553por
dc.description.resumoEste trabalho parte da premissa de que existem discursos próprios da Matemática e sobre a Matemática, para subsidiar propostas de trabalho efetivo ao seu ensino e aprendizagem no sentido de tentar minimizar os discursos negativos instituídos sobre essa disciplina nas práticas pedagógicas. Assim, será possível uma reflexão sobre novas possibilidades de ensino que considerem a construção de novas práticas discursivas em torno da disciplina sob o fenômeno da interdiscursividade. Num primeiro momento, será desenvolvida uma caracterização dos estudos do discurso, sua evolução e incidência sobre a Análise de Discurso Francesa com ancoragem teórica em Brandão (2003 / 2004), Charaudeau et al (2008), Maingueneau (1984 /1993), Althier Revuz (1982), Mussalim (2001), Pêcheux (1990/1999) e Volochinov (1981). Na sequência, a pesquisa partirá de uma descrição analítica do discurso da Matemática enquanto ciência e desenvolvimento na história a partir de autores como Ávila (2006 / 2010), Atalay (2007) e Roque (2012); fazendo-se ainda essencial a compreensão das propostas e orientações didáticas trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs) como também dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco de Matemática (PCPE). Posteriormente, são apresentados os discursos socialmente cristalizados sobre a Matemática com ancoragem em autores como Silveira (2012) e Machado (2011) analisando sua incidência nas práticas discursivas dos estudantes quando submetidos a uma entrevista semiestruturada. Tomando por base todo esse discurso construído sobre a Matemática, foi elaborada uma proposta de intervenção via texto instrucional com objetivo de trazer uma ressignificação discursiva ao ensino da disciplina a partir de teóricos da educação matemática. Uma análise detalhada da aplicação dessa proposta seguida de uma nova entrevista revelou que é possível ressignificar o discurso sobre a Matemática mediante a produção de efeitos de sentido em novas práticas discursivas em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15848/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.