Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Tania Maria Cesar-
dc.date.accessioned2015-11-23T12:54:24Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:46Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:46Z-
dc.date.issued2014-05-29-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Tania Maria Cesar. Histórias contadas, histórias vividas: a constituição de identidades de professores/as negro/as. 2014. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7625-
dc.description.abstractThe research aim at the analysis of the constitution of identities of the racial-ethnic relationships as well as the discursive practices in narratives of black teachers who work in the fundamental teaching of public schools in the municipalities of Mamanguape and Rio Tinto, located in the Mamanguape Valley region, places where units of the UFPB Campus IV operate. To do so, it problematizes educators narratives of the school units generated like linguistic materiality specifically produced for this investigation. Thus, the guiding issue adoption is: how the sense effects expressing focuses of resistance are translated in the discursive-linguistic materiality of the life narratives of black teachers when these – whilst involved in the task of getting rid of stereotyping and stigmatizing identities – look for its change in the relation themselves, in an ethical attitude? It also aims at analyzing the process of constitution of identities in linguistic-discursive sequences that compose biographical scripts and narratives of black teachers as from the relationship between liberty practices and truth discourses as regards the school trajectory, family co-existence, social mobility, , affect-marital arrangements and social The research is inserted in the area of Applied Linguistics and adopts the concept of language as a social practice (MOITA LOPES, 2006). The investigation affiliates notions of the French Discourse Analysis (DA) on discourse and inter-discourse and foucaultian theorizations about the discursive formation and practice and identity constitution in social institutions. The analyzed discursiveness showed that teachers adopt the ego technologies as a form of resistance before discriminating and excluding practices, when constituting their identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-23T12:54:24Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 834850 bytes, checksum: 3f47e172ae5d08bf12af8808e094a40b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-23T12:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 834850 bytes, checksum: 3f47e172ae5d08bf12af8808e094a40b (MD5) Previous issue date: 2014-05-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 834850 bytes, checksum: 3f47e172ae5d08bf12af8808e094a40b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2131 bytes, checksum: da7c33778949e60dd76a913c76690f80 (MD5) Previous issue date: 2014-05-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectIdentidade étnico-racialpor
dc.subjectEthnic-racial identityeng
dc.subjectDiscurso-
dc.subjectDocentes Negros/as-
dc.subjectDiscourse-
dc.subjectBlack teachers-
dc.titleHistórias contadas, histórias vividas: a constituição de identidades de professores/as negro/aspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Marluce Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463809499714404por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1400137811292256por
dc.description.resumoEste trabalho elegeu como objeto de estudo a análise e constituição de identidades das relações étnico-raciais, bem como de práticas discursivas em narrativas de professores negros que atuam no ensino fundamental de escolas públicas dos municípios de Mamanguape e Rio Tinto, situados na região do Vale do Mamanguape, locais onde estão sediadas as unidades do Campus IV da UFPB. Para isso, apresenta narrativas de educadores das unidades escolares geradas como materialidades linguísticas produzidas especificamente para este estudo. Assim, adotou-se como questão norteadora: Como se traduzem, na materialidade linguístico-discursiva nas narrativas de vida de professores negros, os efeitos de sentidos que expressam focos de resistência quando esses, na tarefa de se livrar de identidades que estereotipam ou estigmatizam, buscam sua transformação, em uma relação consigo mesmo, numa atitude ética? E como objetivo geral: analisar o processo de constituição de identidades em sequências linguístico-discursivas que compõem roteiros biográficos e narrativas dos professores negros, a partir da relação entre práticas de liberdade e discursos de verdades concernentes à trajetória escolar, ao convívio familiar, à mobilidade social, e aos arranjos afetivo-conjugais. A pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada e adota a concepção de linguagem como prática social (MOITA LOPES, 2006). A investigação perfilha noções da Análise do Discurso Francesa (AD) sobre discurso e interdiscurso e teorizações foucaultianas acerca de formação e práticas discursivas e constituição identitária nas instituições sociais. As discursividades analisadas indicaram que os professores, ao constituírem suas identidades, se munem de tecnologias do eu como formas de resistência ante as práticas discriminatórias e excludentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15920/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total815,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.