Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Soraya de Souza de-
dc.date.accessioned2015-11-23T13:37:21Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:39Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:39Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Soraya de Souza de. O telefone celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem: produção textual do vídeo. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7628-
dc.description.abstractThe present work investigates the use of the mobile device as a pedagogical tool in the teaching-learning process in the textual production of the video, including it with a text that carries in its structure, diversity of languages and other texts. Approach on the socio-cognitive conception of textual production, by means of information and communication technologies in the digital age. Its field of research the Municipal School Professor Elizabeth Ferreira da Silva, in which are studied the pedagogical potential of the mobile device in the process of teaching and learning, and the production of video as challenging element in the way the production process in the textual construction are surveyed (video). Guided by the ethnographic study, methodological perspective that focuses on process, relying on the document analysis techniques, with the video the relevant document, and participant observation, with the instrument, the logbook commented. This observation involves contemporary technology within the school context, under the gaze of theoretical indications, which it is based. About the digital literacy and autonomy, we follow the view that autonomy depends on the individual's degree of literacy. In the case of collaborative learning, we observe the collective view of the diversity of individual intelligences, which cooperatively during the learning process build knowledge. As regards the production of meanings, we agree with the view that the many experiences over the life of the author and the reader infer the plurality of text senses. And finally, the conclusion of the research points to the considerations of the use of mobile phones for video production is effective as a tool for teaching-learning process, indicating us to opportunities consistent with the concepts of didactic and pedagogical practices in the contemporary context of cyber culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-23T13:37:21Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3699514 bytes, checksum: 797ab118a5004feebf86524632fe5b21 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-23T13:37:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3699514 bytes, checksum: 797ab118a5004feebf86524632fe5b21 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3699514 bytes, checksum: 797ab118a5004feebf86524632fe5b21 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2135 bytes, checksum: c9fcf448169412ce5b6d569c6487dab8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLetramentospor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLinguística textual-
dc.subjectProdução textual-
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
dc.subjectTecnologias da Informação e comunicação-
dc.subjectTextual linguistics-
dc.subjectText production-
dc.subjectTeaching-learning process-
dc.subjectInformation and communication technologies-
dc.titleO telefone celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem: produção textual do vídeopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brito, Alisson Vasconcelos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321676636193625por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2284048197395695por
dc.description.resumoO presente trabalho investiga o uso do aparelho celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na produção textual do vídeo, compreendendo este com um texto que comporta, na sua estrutura, uma diversidade de linguagens e de outros textos. Aborda sobre a concepção sóciocognitiva da produção textual, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação na era digital. Tem como campo de investigação a Escola Municipal Professora Elizabeth Ferreira da Silva, na qual são pesquisadas as potencialidades pedagógicas do aparelho celular no processo de ensino-aprendizagem, tendo a produção do vídeo como elemento desafiador no processo de produção de sentidos na construção textual (vídeo). Orienta-se pelo estudo tipo etnográfico, perspectiva metodológica que se concentra no processo, contando com as técnicas de análise de documentos, sendo o vídeo o documento de relevância, e a observação participante, tendo como instrumento, o diário de bordo comentado. Esta observação envolve as tecnologias contemporâneas dentro do contexto escolar, sob o olhar de indicações teóricas, as quais a fundamentam. Com relação ao letramento digital e à autonomia, seguimos a concepção de que a autonomia depende do grau de letramentos do indivíduo. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, observamos a visão coletiva da diversidade de inteligências individuais, que, de forma cooperativa, durante o processo de aprendizagem, constroem conhecimento. No tocante a produção de sentidos, concordamos com a perspectiva de que as experiências múltiplas ao longo da vida do autor e do leitor inferem na pluralidade de sentidos do texto. E, por fim, a conclusão da pesquisa aponta para as considerações de que o uso do celular para produção de vídeo é efetivo, como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, indiciando-nos para possibilidades compatíveis com as concepções de práticas didático-pedagógicas no contexto contemporâneo da cibercultura.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15849/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.