Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Enildo da Paixão-
dc.date.accessioned2015-11-23T13:58:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:44Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:44Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Enildo da Paixão. Violência, diversidade sociocultural e subjetividades: as discursividades em narrativas de educadores(as). 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7630-
dc.description.abstractThis study aims at the analysis of the senses of the violence phenomenon produced in a public school in Joao Pessoa. To do so, we focused on the problems narrated by the institution educators that are generated as linguistic material, specifically produced for this investigation. So, this is the guiding issue adopted: up to which point the school professionals’ narratives exhibit the senses of school violence, their type models, causes and consequences? Therefore, we investigated the linguistic-discursive resources of the testimonies on the theme, chiefly those whose discursiveness points out to behavioral attitudes of violence, due to intolerance with identification features of cultural diversity encountered in this school unit. The research is inserted in the area of Applied Linguistics and adopts a conception of language as social practice (MOITA LOPES, 2006). The investigation profiles notions of the French Discourse Analysis (DA) on discourse, inter-discourse and foucaultian theorization about discursive formation and practice, subjectivity modes and regulation devices, normalization and conduction of individuals in social institutions. The analyzed discursiveness show that the violence produced in the school has its origin in diversified situations, mostly as prejudicial and discriminating effects related to cultural diversity. In this sense, we suggest the need to redimension the discursive and pedagogical practices produced and circulating in the scholar institution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-23T13:58:49Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 24073713 bytes, checksum: 0e9cc8d83cf50976173e6478a122fbe8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-23T13:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 24073713 bytes, checksum: 0e9cc8d83cf50976173e6478a122fbe8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 24073713 bytes, checksum: 0e9cc8d83cf50976173e6478a122fbe8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2140 bytes, checksum: 36db3407e35b6ded8545bf8b9fa9cd3f (MD5) Previous issue date: 2014-08-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectSchool violenceeng
dc.subjectDiversidade cultural-
dc.subjectDiscursividades-
dc.subjectSubjetividades-
dc.subjectCultural diversity-
dc.titleViolência, diversidade sociocultural e subjetividades: as discursividades em narrativas de educadores(as)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, Fernando Cézar Bezerra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342553810836387por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0458724434164048por
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto a análise de sentidos do fenômeno da violência produzida em uma escola pública da cidade de João Pessoa. Para isso, problematizamos recursos linguísticos de narrativas de educadores da instituição, gerados em grupos focais e em questionário, como materialidades linguísticas produzidas especificamente para esta investigação. Assim, adotouse como questão norteadora: Em que medida as narrativas dos profissionais de educação da escola expõem sentidos de violência escolar, suas tipificações, causas e consequências? Por isso, foram investigados recursos linguístico-discursivos dos depoimentos que versaram sobre a temática, sobretudo, aqueles cujas discursividades apontaram atitudes comportamentais de violência em função de intolerância com traços identitários da diversidade cultural presente na unidade de ensino. A pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada e adota a concepção de linguagem como prática social (MOITA LOPES, 2006). A investigação perfilha noções da Análise do Discurso Francesa (AD) sobre discurso e interdiscurso e teorizações foucaultianas acerca de formação e práticas discursivas, modos de subjetivação e dispositivos de regulação, normalização e condução dos sujeitos nas instituições sociais. As discursividades analisadas indicaram que a violência produzida na escola é oriunda de situações diversificadas, sobremaneira, atitudes preconceituosas e discriminatórias de pertencimentos relativos à diversidade cultural. Neste sentido, sugeriram a necessidade de redimensionamento das práticas discursivas e pedagógicas produzidas e circulantes na instituição escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15861/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total23,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.