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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Renarte Dantas de-
dc.date.accessioned2015-11-25T14:45:50Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:47:36Z-
dc.date.available2018-07-20T23:47:36Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.citationARAUJO, Renarte Dantas de. A linguagem matemática para uso em sites de busca ou em ferramentas para portadores de necessidades especiais. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7648-
dc.description.abstractThis paper deals with some peculiarities involving mathematical writing that generate many communication problems through different perspectives. In a time where the Internet is increasingly used and where it is common to see people on the streets carrying tablet computers, smartphones and even laptops, it is unacceptable that there is no simple and common knowledge way to insert a mathematic equation on a web search. Initially we address the interaction between people with special needs, especially those who make use of applications or devices for easy communication, then treat the virtual communication applied to the form of distance education, whether instantaneous or not instantaneous. Following deal about differences between Mathematics written in Portuguese and other languages as well as inconsistencies in mathematical notation observed in Brazil. Then treat the common text input forms used in Information and Communication Technologies to finish with a rough draft agreement that meets the needs exposed at work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-25T14:45:50Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1986105 bytes, checksum: 13e2d7f300d8132cc7698bcbd127956d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-25T14:45:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1986105 bytes, checksum: 13e2d7f300d8132cc7698bcbd127956d (MD5) Previous issue date: 2015-02-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1986105 bytes, checksum: 13e2d7f300d8132cc7698bcbd127956d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2524 bytes, checksum: 05df2b57518c2f320b081d85020f786d (MD5) Previous issue date: 2015-02-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLinguagem matemáticapor
dc.subjectMathematical languageeng
dc.subjectInternet-
dc.subjectNotação matemática-
dc.subjectPortadores de necessidades especiais-
dc.subjectAcessibilidade-
dc.subjectMathematical notation-
dc.subjectSpecial needs people-
dc.subjectAccessibility-
dc.titleA linguagem matemática para uso em sites de busca ou em ferramentas para portadores de necessidades especiaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Goncalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187778981179297por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455122571240183por
dc.description.resumoEste trabalho aborda algumas peculiaridades envolvendo a escrita matemática que geram problemas de comunicação diversos através de diferentes perspectivas. Em uma época onde a Internet é cada vez mais usada e na qual é comum ver pessoas nas ruas portando tablets, smartphones e mesmo computadores portáteis, é inaceitável que não exista uma forma simples e de conhecimento comum para se inserir uma equação matemática em um site de busca.Inicialmente abordamos a interação entre portadores de necessidades especiais, principalmente os que façam uso de aplicativos ou dispositivos para facilitar sua comunicação, em seguida tratamos da comunicação virtual aplicada à modalidade de educação à distância, quer seja instantânea ou não instantânea. Na sequência tratamos sobre divergências entre a escrita matemática na língua portuguesa e outras línguas bem como inconsistências na notação matemática observadas no Brasil. Tratamos então das formas de inserção de texto comuns usadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação para finalizar com uma proposta rudimentar de convenção que atenda às necessidades expostas durante o trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16464/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

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