Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Hercilio de Medeiros-
dc.date.accessioned2016-01-07T12:55:32Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:18:31Z-
dc.date.available2018-07-21T00:18:31Z-
dc.date.issued2014-04-23-
dc.identifier.citationSOUSA, Hercilio de Medeiros. Discurso direto e indireto: construção de sentido nos fóruns em educação a distância, 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7701-
dc.description.abstractEn este estudio, analizamos los procesos de construcción de significado en situaciones dialógicas en la enseñanza y el entorno de aprendizaje virtual. El entorno virtual de educación a distancia es el lugar de nuestro proceso de investigación. Una nueva forma de educación puede definirse como un medio por el que los interactantes de enseñanza y aprendizaje, procesos de expresar sus conocimientos cuando se trata de contenido y, en los foros, demostrando capacidad de mediar la información a través de una escritura de género. Las funciones y el alcance de directos e indirectos del discurso atributos de marca de una nueva manera de construir direcciones, prácticamente. El estudio considera que en los foros un género se manifiesta como soporte discursivo, directa o indirectamente, y los temas sociales que organizan, hacerlo para fines específicos. Los referentes teóricos para el tratamiento de constituir el nuestro estudio incluyen, además de conceptos gramaticales de lo que se considera el discurso directo e indirecto, debates sobre género, desde el círculo Bakhtiniano, además del enfoque sociodiscursiva, históricamente constitutivos de la vida social y cultural, Bronckart (1999) y (2002) depende son miembros del grupo de eruditos con quien queremos construir nuestros enfoques, incluyendo académicos como Swales (1990), Bathia (1994), Miller (1994) y Bazerman (2005), que comprende el género como un evento comunicativo.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-01-07T12:55:32Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4743833 bytes, checksum: beff00f071b0f6c795bc4e43b8cdc2c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-07T12:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4743833 bytes, checksum: beff00f071b0f6c795bc4e43b8cdc2c5 (MD5) Previous issue date: 2014-04-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:18:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4743833 bytes, checksum: beff00f071b0f6c795bc4e43b8cdc2c5 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3364 bytes, checksum: 5cab2da1c49aa487550d78a8ba054170 (MD5) Previous issue date: 2014-04-23en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDiscurso direto e indireto; Gênero discursivo; Forum virtual.por
dc.subjectdiscurso directo e indirecto; Género discursivo; Foro virtual.spa
dc.titleDiscurso direto e indireto: construção de sentido nos fóruns em educação a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aldrigue, Ana Cristina de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2430513636208029por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771260225601245por
dc.description.resumoNeste estudo objetivamos discutir sobre os processos de construção de sentido em situações dialógicas de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem caracterizado pelo fórum. O ambiente virtual de educação a distância é o lugar do nosso processo investigativo. Um novo modo de educação pode se definir por ser um meio segundo o qual os interactantes dos processos de ensino e aprendizagem manifestam seus conhecimentos no que diz respeito aos fóruns, demonstrem capacidade de mediar informações por meio de um gênero escrito. As funções e os alcances dos discursos diretos e indiretos marcam atributos de um novo modo virtual de construir sentidos. O estudo considera que nos fóruns desse ambiente virtual, um gênero se manifesta enquanto suporte discursivo, direta ou indiretamente, e os sujeitos sociais que os organizam, o fazem com finalidades específicas. As referências teóricas para o tratamento dos constitutivos do nosso estudo incluem, além de concepções gramaticais do que se considera discurso direto e indireto, discussões sobre gênero, com base no Círculo Bakhtiniano, além da abordagem sociodiscursiva, constitutiva historicamente da vida cultural e social, Bronckart (1999) e Marcuschi (2002) integram o grupo de estudiosos com os quais pretendemos construir as nossas abordagens, incluindo ainda estudiosos como Swales (1990), Bathia (1994), Miller (1994) e Bazerman (2005), teóricos que compreendem o gênero como evento comunicativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16466/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.