Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Kalyne Barbosa-
dc.date.accessioned2016-01-22T12:31:38Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:36Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:36Z-
dc.date.issued2015-11-20-
dc.identifier.citationARRUDA, Kalyne Barbosa. Os anúncios no Jornal A União (1904-1937): a propagação da modernidade pedagógica na Paraíba, 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7732-
dc.description.abstractThis study has the analysis of the education representations present in the reports about teachers, schools, and teach methods in The Union Journal, at 1904 to 1930, as general objective. So, the identified reports show a representation of schools, teachers and teach methods, having been a consolidation and divulgation asset of the school identifies, when the teachers were shown as a quality element, certifying the success of educational and professional institutions. Using Chartier’s studies as reference, planed to work how the support texts and printouts organize the reading that might be done of them. This study used the Ginsburg’s index paradigm (1989) also, because that was the useful flair, the jab view, the intuition, during the search with reports about education in journals. In this manner, motivated by the historiographical search dimension and the desire of contributing to the Paraíba education history, parting by The Union Journal reports, the present search intends to collaborate with the studies that discuss reports, educational representations and pedagogical modernity in XX century first years.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-01-22T12:31:38Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1929690 bytes, checksum: 5efeb7c0bb3ecb4e21efbd4f03dd45f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-22T12:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1929690 bytes, checksum: 5efeb7c0bb3ecb4e21efbd4f03dd45f4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1929690 bytes, checksum: 5efeb7c0bb3ecb4e21efbd4f03dd45f4 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2387 bytes, checksum: e6cfb83e1c0af5e2e16faa5240e41839 (MD5) Previous issue date: 2015-11-20en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAnúnciospor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducação-
dc.subjectModernidade pedagógica-
dc.subjectPedagogical Modernity-
dc.titleOs anúncios no Jornal A União (1904-1937): a propagação da modernidade pedagógica na Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Fabiana Sena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020244218714884por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869697417185015por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar as representações de educação presentes nos anúncios sobre professores, escolas e métodos de ensino no jornal A União, nos anos de 1904 a 1937. Para tanto, os anúncios identificados apresentam uma representação de escolas, professores e métodos de ensino, tendo sido um recurso de divulgação e consolidação das identidades escolares, em que os professores eram apresentados como um elemento de qualidade, constatando, assim, o sucesso de instituições educacionais e profissionais. Tomando como referência os estudos de Chartier, pretendeu-se trabalhar a maneira como os textos e os impressos, que lhe servem de suporte, organizam a leitura que deles deve ser feita. Este trabalho utilizou, também, o paradigma indiciário de Ginzburg (1989), uma vez que foi útil o faro, o golpe de vista, a intuição, durante a pesquisa com anúncios sobre educação nos jornais. Assim, motivada pela dimensão da pesquisa historiográfica e pelo desejo de contribuir para a história da educação paraibana, a partir de anúncios no Jornal A União, o presente trabalho pretende colaborar com os estudos que tratam de anúncios, representações educacionais e modernidade pedagógica nos primeiros anos do século XX.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16440/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.