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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7733
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Micaela Ferreira dos Santos-
dc.date.accessioned2016-01-22T12:50:29Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:52Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:52Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Micaela Ferreira dos Santos. Aprendizagem social no jogo Equilíbrio Geométrico (PNAIC): por uma analítica existencial do movimento, 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7733-
dc.description.abstractThis research investigated the process of social learning through the body communication modes of the students of elementary school from a public school at the time of the game Geometric Balance of the National Pact for Literacy in the Age One - PNAIC. We can question-problem: bodily communication modes present in the PNAIC game practice contribute to the development of social learning? The study aims to analyze social learning by bodily communication modes present in the game situation. It is a descriptive, qualitative, characterized as a case study. The study was developed with the collaboration of 24 children aged between 7 and 8 years of the 3rd year of elementary school at the Escola Estadual Gilberto Rola, located in the Rural Area of the city of Mossoró, Rio Grande do Norte. They were used as data collection instruments participant observation, the field diary, observation protocol and the dialogical group. The game Geometric Balance was implemented in the school routine in four classes conducted by literacy teacher accompanied by the researcher teacher. The collected data on participant observation and the field diary were analyzed by Analytic Existential Movement (Gomes-da-Silva, 2012; 2011; 2001) and the Social Cognitive Theory (Albert Bandura, 1986, 1977, 2008). Data from the dialogical group were investigated by content analysis (Bardin, 2011). The study shows that social modeling developed in the game Geometric balance was driven by body communication mode "primordial of fronting" by having a competitive character action immediately and creative. The so that children move is a means of driving the communication behavior modeling process and therefore social learning. We conclude that learning the game Geometric Balance depart directly from interactions between players in this communication process is to promote creativity and competitiveness between subjects, reverberating significant new interactive practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-01-22T12:50:29Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2863825 bytes, checksum: 4a50fcfc819e37d2c597ba65a0ab6546 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJogo; Aprendizagem socialpor
dc.subjectGameeng
dc.subjectComunicação corporal-
dc.subjectEscola-
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC-
dc.subjectSocial Learning-
dc.subjectBody communication-
dc.subjectSchool-
dc.titleAprendizagem social no jogo Equilíbrio Geométrico (PNAIC): por uma analítica existencial do movimentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Pierre normando Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2826378188128750por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844857974768137por
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou o processo de aprendizagem social, através dos modos de comunicação corporal dos alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública, no momento do jogo Equilíbrio Geométrico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Tendo como questão-problema: Quais as contribuições dos modos de comunicação corporais presentes na prática do jogo do PNAIC contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem social, e como elas ocorrem? O estudo objetivou analisar a aprendizagem social pelos modos de comunicação corporais presentes na situação do jogo. É uma pesquisa descritiva e analítica, de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso. O estudo se desenvolveu com a colaboração de 24 crianças com idades entre sete e oito anos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Estadual Gilberto Rola, situada na zona rural da cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o diário de campo, o protocolo de observação e o grupo dialogal. O jogo Equilíbrio Geométrico foi implementado na rotina escolar em quatro aulas, conduzidas pela professora alfabetizadora, acompanhada pela professora pesquisadora. Os dados coletados na observação participante e no diário de campo foram analisados pela Analítica Existencial do Movimento (Gomes-da-Silva, 2012; 2011; 2001) e pela Teoria Social Cognitiva (BANDURA, 1986, 1977, 2008). Os dados obtidos no grupo dialogal foram investigados pela Análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O estudo aponta que a modelação social desenvolvida no jogo Equilíbrio Geométrico foi impulsionada pelo modo de comunicação corporal “primordial de anteposição”, por ter um caráter de ação competitiva, imediata e criativa. O modo como as crianças se movimentam é uma forma de comunicação impulsionadora do processo de modelação dos comportamentos e, consequentemente, da aprendizagem social. Concluímos que, no jogo ‘Equilíbrio Geométrico’, as aprendizagens partem diretamente das interações entre os jogadores. Nesse processo de comunicação, promovem-se a criatividade e a competitividade entre os sujeitos, reverberando novas práticas interativas significativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16517/arquivototal.pdf.jpg*
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