Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes Tavares de Melo, Nisston-
dc.date.accessioned2016-02-05T14:26:28Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:07Z-
dc.date.available2018-07-21T00:14:07Z-
dc.date.issued2013-12-02-
dc.identifier.citationMELO, Nisston Moraes Tavares de. Estudo e desenvolvimento de uma plataforma acessível pela web para acompanhamento de conteúdos instrucionais. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7821-
dc.description.abstractThe increasing use of virtual learning environments - VLE has made education institutions seek to benefit of the increasing possibilities that these environments offer. The structuring, control and monitoring of instructional content that is taught in the classroom or over distance are great examples and are the main subject of this work. It was developed in three phases : submission of a proposal for structuring instructional material in course plan, in such a way as to explicit the contents of each subject, their relations with the pedagogical objectives to be reached (competences and skills) and the instrumental and methodological resources which will be available in its execution; study and proposal of an informatics system architecture available in the WEB to attend, in a safe, quick and consistent way the requirements mentioned in the first phase; the implementation of an application at the level of proof of concept, instantiating the proposed architecture : System of Management and Control of Instructional Content (SGCCI). The developed application was utilized in the occurrence of a real course.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-02-05T14:26:28Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7724860 bytes, checksum: 8a6ea6b82fc3463ac5d24e95f84fd822 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-05T14:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7724860 bytes, checksum: 8a6ea6b82fc3463ac5d24e95f84fd822 (MD5) Previous issue date: 2013-12-02eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:14:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7724860 bytes, checksum: 8a6ea6b82fc3463ac5d24e95f84fd822 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3583 bytes, checksum: b61e8f673d42175f2cc07066c5149904 (MD5) Previous issue date: 2013-12-02en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGestão acadêmicpor
dc.subjectAcademic managementeng
dc.subjectAmbiente virtual de ensino/aprendizagem-
dc.subjectAplicação WEB-
dc.subjectVirtual learning environment-
dc.subjectApplications WEB-
dc.titleEstudo e desenvolvimento de uma plataforma acessível pela web para acompanhamento de conteúdos instrucionaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175462550826005por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0388812363986090por
dc.description.resumoO uso crescente de Ambientes Virtuais de Ensino/Aprendizagem – AVA fez com que as Instituições de Ensino buscassem se beneficiar cada vez mais das possibilidades que esses ambientes oferecem. A estruturação, controle e acompanhamento do conteúdo instrucional que é ministrado em sala de aula, ou à distância, são um excelente exemplo e constituem o foco deste trabalho. Aqui apresentado foi desenvolvido em três fases: apresentação de uma proposta de estruturação de material instrucional em plano de curso, de forma a explicitar os conteúdos trabalhados em cada disciplina, suas relações com os objetivos pedagógicos a serem atingidos (competências e habilidades) e os recursos instrumentais e metodológicos a serem disponibilizadas na sua execução; estudo e proposta de uma arquitetura de sistema informatizado disponibilizado na WEB para atender, de forma segura, ágil e consistente aos requisitos levantados na primeira fase; implementação de uma aplicação em nível de prova de conceito instanciando a arquitetura proposta: o Sistema de Gestão e Controle de Conteúdo Instrucional (SGCCI). A aplicação desenvolvida foi utilizada na ocorrência de uma disciplina real.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16554/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.