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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Glauco de Sousa e-
dc.date.accessioned2016-02-16T11:56:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:51Z-
dc.date.available2018-07-21T00:14:51Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Glauco de Sousa e. Sinestesia em interfaces de usuário: modelando o design da interação através dos sentidos humanos. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7851-
dc.description.abstractToday, one of the key points for the development of computer systems is the solution for user interaction. Graphical user interfaces, direct manipulation, virtual reality and tangible user interfaces are examples of this evolution. So, the search for new forms of interaction that allows interaction models that can araouse atraction on the user, is an area of constant study. So, the use of synesthesia is proposed as an approach to the user interface. Synaesthesia is the unique feeling resulting from the mutual responses of different kinds of human senses thus can enhance human ability to cognize information. This rare ability allows people to hear colors, taste sounds, among other mixtures of senses. From an analysis of related work on synesthesia in computer systems, it was possible to establish that there is a lack of a process for desing interfaces with more general synesthetic features and testing the applications with real users. Thus a method was developed which adapts to the synesthetic interface features and validated by developing an application, the Genius Vibe. The results showed that the process model has adapted well to the desing of the interface and through testing with real users was realized that synesthesia caused more attractiveness in the interface.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-02-16T11:56:45Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 9737010 bytes, checksum: 8586130ef80e52bdb69af30741fde0a4 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectinteração humano computador, desing da interação, sinestesiapor
dc.subjecthuman computer interaction, interaction desing, synesthesiaeng
dc.titleSinestesia em Interfaces de Usuário: Modelando o Design da Interação através dos Sentidos Humanospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tavares, Tatiana Aires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903908392101557por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1755729722464807por
dc.description.resumoHoje em dia, um dos pontos chave para a desenvolvimento de sistemas computacionais é a solução para a interação com o usuário. Interfaces gráficas de usuário, manipulação direta, realidade virtual e interfaces de usuário tangíveis são exemplos dessa evolução. Então, a busca por novas formas de interação que permitam modelos de interação que consigam despertar a atração do usuário é uma área de constante estudo. Neste sentido, propõe-se o uso da sinestesia como uma abordagem para a interface de usuário. Sinestesia é um sentimento único resultante de respostas mútuas de diferentes tipos de sentidos humanos que podem aumentar a habilidade humana de reconhecer informações. Esta habilidade rara permite que pessoas possam ouvir cores, sentir o sabor de sons, entre outras misturas de sentidos. A partir de uma análise de trabalhos correlatos sobre a sinestesia em sistemas computacionais, foi possível estabelecer que existe uma falta de um processo para o desing de interfaces com caracterísitcas sinestésicas mais generalista e testes com usuários reais. Desta forma foi desenvolvido um processo que se adapta as características sinestésicas da interface e validado através do desenvolvimento de uma aplicação, o Genius Vibe. Os resultados mostraram que o modelo de processo se adaptou bem ao desing da interface e através de testes com usuários reais percebeu-se que a sinestesia fez com que a interface fosse mais atrativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
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