Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7859Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Jarbele Cássia da | - |
| dc.date.accessioned | 2016-02-16T18:57:17Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:14:46Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:14:46Z | - |
| dc.date.issued | 2015-05-08 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Jarbele Cássia da. Uma análise das interações discentes em fóruns de discussão online de ambientes virtuais de aprendizagem através da análise de redes sociais. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7859 | - |
| dc.description.abstract | The development of studies on education distance learning courses or e-learning, have become common in the current academic-scientific assumption, as the increasing number of courses in this category of education and the possibilities of collaboration between participants brought by the Environment Virtual Learning (AVA). Online discussions established make students engaged in the sharing of information and knowledge, in order to establish prospects for interaction with other students. In this sense, this work aims to investigate the potential generated by the use of Social Network Analysis techniques (ARS) applied to the analysis of the interactions between students of a distance learning course that establish communication in online discussion forums, to ascertain patterns of interaction that may have influence on student learning. The results show that by applying the degree of centrality metrics, centrality intermediation and closeness centrality related to student achievement express a linear correlation between such variables, showing a trend in the performance of the same throughout the course in order to provide teachers information to support the development of strategies for monitoring and management of student learning in distance learning courses. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Clebson Anjos (clebson.leandro54@gmail.com) on 2016-02-16T18:57:17Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3221315 bytes, checksum: 94313947399127dabbb2e2accdc35325 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-16T18:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3221315 bytes, checksum: 94313947399127dabbb2e2accdc35325 (MD5) Previous issue date: 2015-05-08 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:14:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3221315 bytes, checksum: 94313947399127dabbb2e2accdc35325 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2015-05-08 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | por |
| dc.subject | Virtual learning environments | eng |
| dc.subject | Interações online | - |
| dc.subject | Análise de redes sociais | - |
| dc.subject | Online Interactions | - |
| dc.subject | Social network analysis | - |
| dc.subject | Computers in education | - |
| dc.subject | Informática na Educação | - |
| dc.title | Uma análise das interações discentes em fóruns de discussão online de ambientes virtuais de aprendizagem através da análise de redes sociais | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Alisson Vasconcelos de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6321676636193625 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2653822181967565 | por |
| dc.description.resumo | O desenvolvimento de estudos referentes a cursos de educação à distância, ou E-Learning, têm se tornado frequentes no cenário acadêmico-científico atual, visto o número crescente de cursos ministrados nessa categoria de ensino e as possibilidades de colaboração entre os participantes interposto pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). As discussões online estabelecidas tornam os alunos engajados na partilha da informação e do conhecimento, de modo a estabelecer perspectivas de interação com outros alunos. Neste sentido, esta dissertação visa investigar o potencial gerado pelo uso de técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) aplicado à análise das interações entre alunos de um curso à distância que estabelecem comunicação em fóruns de discussão online, a fim de conhecer padrões de interação que podem ter influência na aprendizagem do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que através da aplicação das métricas de centralidade de grau, centralidade de intermediação e centralidade de proximidade relacionadas com o desempenho do aluno é obtida uma correlação linear entre tais variáveis, demonstrando uma tendência no desempenho do aluno ao longo do curso, de forma a propiciar aos professores informações de apoio ao desenvolvimento de estratégias para monitoramento e gerenciamento da aprendizagem de alunos em cursos a distância. | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.department | Informática | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16750/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | arquivototal | 3,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
