Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jarbele Cássia da-
dc.date.accessioned2016-02-16T18:57:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:46Z-
dc.date.available2018-07-21T00:14:46Z-
dc.date.issued2015-05-08-
dc.identifier.citationSILVA, Jarbele Cássia da. Uma análise das interações discentes em fóruns de discussão online de ambientes virtuais de aprendizagem através da análise de redes sociais. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7859-
dc.description.abstractThe development of studies on education distance learning courses or e-learning, have become common in the current academic-scientific assumption, as the increasing number of courses in this category of education and the possibilities of collaboration between participants brought by the Environment Virtual Learning (AVA). Online discussions established make students engaged in the sharing of information and knowledge, in order to establish prospects for interaction with other students. In this sense, this work aims to investigate the potential generated by the use of Social Network Analysis techniques (ARS) applied to the analysis of the interactions between students of a distance learning course that establish communication in online discussion forums, to ascertain patterns of interaction that may have influence on student learning. The results show that by applying the degree of centrality metrics, centrality intermediation and closeness centrality related to student achievement express a linear correlation between such variables, showing a trend in the performance of the same throughout the course in order to provide teachers information to support the development of strategies for monitoring and management of student learning in distance learning courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clebson Anjos (clebson.leandro54@gmail.com) on 2016-02-16T18:57:17Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3221315 bytes, checksum: 94313947399127dabbb2e2accdc35325 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-16T18:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3221315 bytes, checksum: 94313947399127dabbb2e2accdc35325 (MD5) Previous issue date: 2015-05-08eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:14:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3221315 bytes, checksum: 94313947399127dabbb2e2accdc35325 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2015-05-08en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempor
dc.subjectVirtual learning environmentseng
dc.subjectInterações online-
dc.subjectAnálise de redes sociais-
dc.subjectOnline Interactions-
dc.subjectSocial network analysis-
dc.subjectComputers in education-
dc.subjectInformática na Educação-
dc.titleUma análise das interações discentes em fóruns de discussão online de ambientes virtuais de aprendizagem através da análise de redes sociaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brito, Alisson Vasconcelos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321676636193625por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653822181967565por
dc.description.resumoO desenvolvimento de estudos referentes a cursos de educação à distância, ou E-Learning, têm se tornado frequentes no cenário acadêmico-científico atual, visto o número crescente de cursos ministrados nessa categoria de ensino e as possibilidades de colaboração entre os participantes interposto pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). As discussões online estabelecidas tornam os alunos engajados na partilha da informação e do conhecimento, de modo a estabelecer perspectivas de interação com outros alunos. Neste sentido, esta dissertação visa investigar o potencial gerado pelo uso de técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) aplicado à análise das interações entre alunos de um curso à distância que estabelecem comunicação em fóruns de discussão online, a fim de conhecer padrões de interação que podem ter influência na aprendizagem do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que através da aplicação das métricas de centralidade de grau, centralidade de intermediação e centralidade de proximidade relacionadas com o desempenho do aluno é obtida uma correlação linear entre tais variáveis, demonstrando uma tendência no desempenho do aluno ao longo do curso, de forma a propiciar aos professores informações de apoio ao desenvolvimento de estratégias para monitoramento e gerenciamento da aprendizagem de alunos em cursos a distância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16750/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfarquivototal3,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.