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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7902
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVale, Rosângela Martins-
dc.date.accessioned2016-02-19T12:31:00Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:16Z-
dc.date.available2018-07-20T23:45:16Z-
dc.date.issued2015-06-29-
dc.identifier.citationVALE, Maria Lúcia Abourre Gnerre. Representação social sobre fé e razão no espaço público educacional, na cidade de João Pessoa, 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7902-
dc.description.abstractThis study in Religion Studies points out religion and philosophy as a knowledge possibility of social representation on faith and reason. In this perspective, it was studied the social representations that rise in the public educational space, of the relation of faith and reason in the dynamics of knowledge construction through pedagogical practices of teachers / learners. In order to do that, we approach the social-cultural, historical and philosophical dialogue based on Paul Tillich (1886 – 1965), whose critical-reflexive view is of extreme importance, René Descartes (1596 – 1650) with the Discourse of Method and Meditations, highlighting the importance of method for the scientific knowledge, and Emmanuel Kant (1724 – 1804) with the works Critique of Pure Reason and Religion in the Limits of Simple Reason, once they relate to the concepts investigated and contribute in this dialogue in a position which avoids dogmatism and fanaticism. The final reflections describe the study of social representations as fruitful for understanding the relation faith/reason, Religion/Science between the subject thought and the social production context in the public school spaces, in view of that he social construction in the heterogenic space rise from the subjective, intersubjective and transubjective spheres. In this sense, from the conception of the integral human being while a spiritual and biopsychosocial being who experiences and expresses his/her faith or his/her spirituality in the total experience of his/her life, we propose that the religions, with their faiths representations and religion practices be understood in the context of social productions of public school spaces, in the transdisciplinary of integral education, in order to educate the human being for living and coexist with each other in their diversity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-02-19T12:31:00Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1972337 bytes, checksum: 98f4d5955b8ec1624db082863b2a9f47 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFé. Religião. Razão. Ciência. Educação Integral.por
dc.subjectFaith. Religion. Reason. Science. Integral Education.eng
dc.titleRepresentação social sobre fé e razão no espaço público educacional, na cidade de João Pessoapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gnerre, Maria Lúcia Abourre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154896044534100por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129119890503723por
dc.description.resumoEste estudo, nas Ciências das Religiões, destaca a religião e a filosofia como possibilidade de conhecimento das representações sociais sobre fé e razão. Nesta perspectiva, estudamos as representações sociais que surgem no espaço público educacional, da relação fé e razão na dinâmica da construção do conhecimento através das práticas pedagógicas dos ensinantes / aprendentes. Para isso, abordamos o diálogo filosófico, histórico e sociocultural, fundamentado nos teóricos Paul Tillich (1886 – 1965), cuja visão crítico-reflexiva é de extrema importância, René Descartes (1596 – 1650) com o Discurso do Método e Meditações, destacando a importância do método para o conhecimento científico e Emmanuel Kant (1724 – 1804) com as obras Crítica da Razão Pura e A Religião nos Limites da Simples Razão, uma vez que se relacionam com os conceitos investigados e contribui nesse diálogo numa posição que evita o dogmatismo e o fanatismo. As reflexões finais descrevem o estudo das representações sociais como frutífero para compreender as relações de fé/razão, Religião/Ciência entre o pensamento do sujeito e o contexto de produção social dos espaços públicos escolares, tendo em vista que a construção social neste espaço heterogêneo surge das interações nas esferas subjetiva, intersubjetiva e transubjetiva. Neste sentido, a partir da concepção do ser humano integral enquanto ser biopsicossocial e espiritual que vivencia e expressa sua fé ou sua espiritualidade na experiência total de sua vida, propomos que as religiões, com suas representações de fé e práticas religiosas, sejam compreendidas nos contextos de produções sociais dos espaços públicos escolares, na transdisciplinaridade da educação integral, com o objetivo de educar o ser humano para viver e conviver com o outro na sua diversidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16764/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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