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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedroso, Juliana Plocharski-
dc.date.accessioned2016-03-09T22:46:37Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:37:55Z-
dc.date.available2018-07-20T23:37:55Z-
dc.date.issued2013-10-31-
dc.identifier.citationPEDROSO, Juliana Plocharski. O papel da confiança e atitude na percepção da contribuição do marketing na qualidade de vida do consumidor: uma adaptação de estudo de Peterson, Ekici e Hunt ao contexto brasileiro. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7955-
dc.description.abstractThis work is an adaptation of Peterson, Ekici and Hunt (2010) research to Brazilian context. Its main objective was to investigate the influence of Consumer Trust and Consumer Attitude constructs in Business Contribution to My QOL construct. According to previous investigations, in economic development context similar to Brazilian, the Business Contribution to My QOL is a mediator construct among the first order construct QOL and second order constructs Consumer Trust and Consumer Attitude. The objective of this work was achieved through two steps: (1) the adaptation and validation of original scale, to the Brazilian reality and (2) the validation of the structural model using structural equation modeling. The scale adaptation was performed through twelve in-depth interviews, conducted between consumers and professionals related to marketing. As result, variables relevant to the Brazilian context were added to the original scale. The scale was verified through the techniques of Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis (CFA). A positive mediation was found between Business Contribution to My QOL and QOL constructs in the structural model. The relationship between Consumer Attitude construct and My QOL construct was negative. These relationships were similar to those found in the original study proposed by Peterson, Ekici and Hunt (2010).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-03-01T13:16:33Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2493382 bytes, checksum: 4f553204fde0b57a42cebd4867174326 (MD5)eng
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Clebson Anjos (clebson.leandro54@gmail.com) on 2016-03-09T22:44:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2493382 bytes, checksum: 4f553204fde0b57a42cebd4867174326 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMarketing e sociedadepor
dc.subjectMarketing and societyeng
dc.subjectQualidade de vida-
dc.subjectModelo-
dc.subjectQuality of life-
dc.subjectModel-
dc.titleO papel da confiança e atitude na percepção da contribuição do marketing na qualidade de vida do consumidor: uma adaptação de estudo de Peterson, Ekici e Hunt ao contexto brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Rita de Cássia Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210649927174422por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659723852911682por
dc.description.resumoEssa pesquisa realizou uma adaptação do estudo de Peterson, Ekici e Hunt (2010) ao contexto brasileiro. Seu principal objetivo foi investigar o papel da confiança e da atitude do consumidor na percepção da contribuição do marketing na qualidade de vida. Segundo investigações prévias, em contextos de desenvolvimento econômico similares ao brasileiro, o construto percepção da contribuição do marketing para a qualidade de vida é mediador entre o construto de primeira ordem qualidade de vida e os construtos de segunda ordem atitude e confiança do consumidor. O objetivo deste trabalho foi atingido após a operacionalização de duas etapas: (1) a adaptação e validação da escala, originalmente utilizada, à realidade brasileira e (2) a validação do modelo estrutural através da técnica de modelagem de equações estruturais. A adaptação da escala foi possível através da efetivação de doze entrevistas em profundidade, realizadas entre consumidores e profissionais ligados ao marketing, onde se agregou à escala original variáveis pertinentes ao contexto brasileiro. A escala foi verificada e validada através das técnicas de análise fatorial e análise fatorial confirmatória (CFA). O modelo estrutural apresentou relação positiva de mediação do construto “contribuição do marketing para a minha qualidade de vida”, entre a confiança do consumidor e a qualidade de vida. Já a relação de mediação do construto entre a atitude do consumidor e qualidade de vida, apresentou relação inversa. Essas relações foram similares às encontradas no estudo original.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16852/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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