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Tipo: Dissertação
Título: Quem souber que conte outra: produção de um programa audiovisual para crianças surdas com acessibilidade para ouvintes
Autor(es): Schulze, Valeska Picado
Primeiro Orientador: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida com o propósito de criar uma proposta audiovisual de contação de histórias para crianças surdas, com acessibilidade para ouvintes, a fim de oferecer uma programação comum para ambos os públicos. Este programa piloto tem como objetivo principal produzir um vídeo que dê origem a uma série televisiva de contos da literatura oral nordestina para crianças. Neste trabalho descrevemos como se deu o processo criativo para a produção deste piloto, desde a escolha da história narrada, a construção do roteiro literário, a concepção do cenário e do figurino, a composição da trilha sonora, a arte das ilustrações, a seleção da apresentadora surda, a realização dos ensaios e das gravações, até a finalização da edição do produto final. Para tanto, foi eleita como forma de investigação para este trabalho científico original, a pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e como procedimento, a análise estética de vídeos de natureza semelhante, ao produto final apresentado neste relatório. A estética visual do programa baseou-se na observação da cultura de surdos, da Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) e dos elementos técnicos da mídia televisiva. O resultado deste trabalho: um programa piloto produzido, como proposta de entretenimento para a comunidade surda, será apresentado como modelo de produção de um programa inclusivo com narrativas populares, para o público infanto-juvenil, como parte da programação da TV educativa da Universidade Federal da Paraíba, buscando atender uma demanda social de telespectadores surdos. Enquanto programa bilíngue de contação de histórias para crianças surdas e ouvintes, o conto da literatura oral escolhido, será narrado simultaneamente, através de LIBRAS e da Língua Portuguesa. Enquanto modelo de produto audiovisual, inédito na televisão brasileira, poderá servir como uma alavanca criativa para outras produções audiovisuais destinadas ao público de crianças surdas, encorajando outros gestores de TVs públicas brasileiras, a aceitarem este desafio. A pesquisa revelou que a acessibilidade na televisão brasileira para pessoas surdas, ainda encontra-se em processo de construção, na busca por uma identidade cultural própria, que nasce a partir da releitura de modelos internacionais e que nesta busca devem ser constantemente avaliados para a consolidação de uma estética nacional.
Abstract: This research was developed with the purpose of creating an audiovisual proposal of storytelling for deaf children, with accessibility for listeners in order to provide a common programming for both audiences. This pilot program aims to produce a video that will continue to a TV series of tales of the Northeastern oral literature for children. Here we describe how was the creative process for the production of this pilot, from the choice of narrated history, the construction of the literary script, design the scenery and costumes, the composition of the soundtrack, art illustrations, selecting the deaf presenter, the tests and the recordings until the editing of the final product. Thus, it was chosen as a way to research this unique scientific work, applied research, qualitative, exploratory and as a procedure, the aesthetic analysis of a similar nature videos, the final product presented in this report. The visual aesthetics of the program was based on the observation of the culture of the deaf, the Brazilian Sign Language (Libras) and technical elements of the television media. The result of this work: a produced pilot program, as entertainment proposal for the deaf community, will be presented as a model of producing a comprehensive program with popular narratives for children and youth, as part of the program of educational TV Federal University of Paraíba, seeking to meet a social demand for deaf viewers. While bilingual storytelling program for deaf and hearing children, the tale of oral literature chosen will be narrated simultaneously through Libras and Portuguese. As a model of audiovisual, new product on Brazilian television, could serve as a creative lever for other audiovisual productions for the public of deaf children, encouraging other managers of Brazilian public TVs, to accept this challenge. The survey revealed that accessibility in Brazilian television for deaf people, still is under construction, the search for a cultural identity that is born from the reinterpretation of international standards and that this search should be constantly evaluated for consolidation a national aesthetics.
Palavras-chave: Contação de histórias
Storytelling
Libras
Televisão
Acessibilidade
Television
Accessibility
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Citação: SCHULZE, Valeska Picado. Quem souber que conte outra: produção de um programa audiovisual para crianças surdas com acessibilidade para ouvintes. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7966
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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