Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Lauro César Bezerra-
dc.date.accessioned2016-04-15T13:24:02Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:53:20Z-
dc.date.available2018-07-20T23:53:20Z-
dc.date.issued2015-02-06-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Lauro César Bezerra. Ensaios sobre desigualdade de oportunidades educacionais e de renda, 2015. 109 f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8121-
dc.description.abstractThis study proposes a research on classical theory of equal opportunities. The expression information related to educational opportunities and income. For this purpose, are used four different databases associated with some empirical strategies. Thus, this study was divided into three stages: i) in the first, it appears the intergenerational transmission level of education in several economies. In addition, measures to indirect influence of environmental factors on individual effort expended. Moreover, clears up what the effect of a socio-economic growth in the test result; ii) in the second stage, we highlight the role of social and economic characteristics in educational performance. In particular, it appears the indirect influence of parental education on individual results. And finally, in the last step, it investigates the option called luck has deterministic influence on individual results. The results show different patterns of intergenerational transmission of education. In short, shall discharge to low levels of educational transmission in South American countries. On the other hand, there is a significant effect of the circumstances of the individual employee effort and a strong involvement of social and economic characteristics in educational performance. Finally, there was a substantial portion of luck option in determining the income, but also an important contribution of unobservable characteristics in individual economic results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-04-15T13:24:02Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1491135 bytes, checksum: a2db08f0e7806e5d3675b926779be199 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-15T13:24:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1491135 bytes, checksum: a2db08f0e7806e5d3675b926779be199 (MD5) Previous issue date: 2015-02-06eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:53:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1491135 bytes, checksum: a2db08f0e7806e5d3675b926779be199 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1954 bytes, checksum: 1071cf0578a581750e48121060451d68 (MD5) Previous issue date: 2015-02-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTransmissão Intergeracional da Educaçãopor
dc.subjectEducation Intergenerational Transmissioneng
dc.subjectIgualdade de Oportunidades Educacionais-
dc.subjectSorte Opção-
dc.subjectHabilidade Cognitiva Geral-
dc.subjectAmbiente Compartilhado-
dc.subjectEqual Educational Opportunities-
dc.subjectOption luck-
dc.subjectGeneral Cognitive Ability-
dc.subjectShared environment-
dc.titleEnsaios sobre desigualdade de oportunidades educacionais e de rendapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Erik Alencar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606955536413172por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606955536413172por
dc.description.resumoEste estudo propõe uma investigação sobre a clássica teoria de igualdade de oportunidades. Consideram-se informações referentes às oportunidades educacionais e de renda. Para tanto, utilizam-se quatro bases de dados distintas associadas a algumas estratégias empíricas. Diante disso, este estudo foi dividido em três etapas: i) na primeira, verifica-se o nível de transmissão intergeracional da educação em diversas economias. Adicionalmente, mensura-se a influência indireta de fatores circunstanciais sobre o esforço individual despendido. Além do mais, apura-se qual o efeito de um incremento socioeconômico no resultado do teste; ii) na segunda etapa, destaca-se o papel das características sociais e econômicas no desempenho educacional. Em especial, verifica-se a influência indireta da educação parental sobre o resultado individual. E, por fim, na última etapa, investiga-se se a denominada sorte opção tem influência determinística no resultado individual. Os resultados encontrados apontam diferentes padrões de transmissão intergeracional da educação. Em síntese, apuram-se baixos níveis de transmissão educacional nos países sul-americanos. Por outro lado, observa-se um efeito significativo das circunstâncias sobre o esforço individual empregado e uma forte participação das características sociais e econômicas no desempenho educacional. Por último, constatou-se uma parcela substancial da sorte opção na determinação da renda, como também, uma importante contribuição das características não observáveis no resultado econômico individual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16592/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.