Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Lorena de Almeida-
dc.date.accessioned2016-05-06T12:57:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-23T20:02:45Z-
dc.date.available2018-07-23T20:02:45Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Lorena de Almeida. O psicólogo na rede pública de educação: concepções, formação e atuação profissional. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8179-
dc.description.abstractThis study aimed to deepen the comprehension about school’s psychologist’s professional qualification, conceptions and practices. School psychologist composes effectively professional staff of João Pessoa since 98, through law n° 8682/98, joining on schools by public tender or by hires. To obtain information about school psychologist’s professional identity and the conceptions that guide their practices, there were interviewed 55 professionals. The interview were registered by a voice recorder and literally transcript to analysis. The results indicated that the majority of professionals do not present qualification in School Psychology area, relating job’s opportunity as one of the motivations to work in this area, what have consequences to the practices in curse. The majority of professionals concluded Psychology’s university more than 20 years ago and are not involved in a continue qualification in service that makes possible to review identity and practices of school psychologist and the mobilization of the competences that are necessary on the school context. Besides that, were investigated the practices developed by school psychologists and those that the consider favorable to school context. Were verified divergences between these practices, what may be related to the difficulties related by school psychologists. It is suggested the importance of realize constantly studies in the area, aiming to know practices that promote development and learning processes in educational contexts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-05-06T12:57:43Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1090358 bytes, checksum: 9d1aae6cfd27bcbcd102f6317e55dc45 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-06T12:57:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1090358 bytes, checksum: 9d1aae6cfd27bcbcd102f6317e55dc45 (MD5) Previous issue date: 2015-12-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T20:02:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1090358 bytes, checksum: 9d1aae6cfd27bcbcd102f6317e55dc45 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2345 bytes, checksum: 75bb9ad8a64539b997a8ee13346dd56e (MD5) Previous issue date: 2015-12-18en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectSchool psychologyeng
dc.subjectFormação profissional-
dc.subjectAtuação profissional-
dc.subjectProfessional qualification-
dc.titleO psicólogo na rede pública de educação: concepções, formação e atuação profissionalpor
dc.title.alternativeThe psychologist in public education network: concepcions, professional qualification and professional perfomanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aquino, Fabíola de Sousa Braz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059477511210341por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870por
dc.description.resumoO presente estudo visou analisar formação, concepções e práticas de psicólogos escolares. O psicólogo escolar compõe o quadro de profissionais efetivos da rede municipal de João Pessoa a partir da lei n°8682/98, ingressando nas escolas tanto por meio de concurso público quanto por contratações. Para apreender informações sobre a identidade profissional dos psicólogos escolares e as concepções que norteiam suas práticas, foram entrevistados 55 profissionais. As entrevistas foram registradas por meio de um gravador de voz e transcritas literalmente para a análise. Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais não apresenta formação na área da Psicologia Escolar, relatando a oportunidade de emprego como uma das motivações para atuar neste âmbito, o que repercute nas práticas em curso. Pontua-se que a maioria dos profissionais concluiu o curso de Psicologia há mais de 20 anos e não estão envolvidos em uma formação continuada em serviço que possibilite ressignificações sobre a identidade e as práticas do psicólogo escolar e oportunize a mobilização das competências necessárias para a atuação no âmbito escolar. Além disso, foram estudados os relatos dos psicólogos escolares acerca das práticas que desempenham e daquelas que consideram favorecedoras para o contexto escolar. Verificou-se divergências entre estas práticas, o que pode estar relacionado às dificuldades relatadas pelos psicólogos escolares. Sugere-se a importância de realizar constantemente estudos na área, a fim de conhecer práticas que promovam o desenvolvimento e processos de aprendizagem em contextos escolares educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologia Socialpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16808/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.