Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Wanderberg Alves-
dc.date.accessioned2016-06-20T11:56:53Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:03Z-
dc.date.available2018-07-20T23:38:03Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Wanderberg Alves. Consumo saudável: uma análise do comportamento do consumidor no contexto dos alimentos orgânicos. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8280-
dc.description.abstractThe responsible consumption and healthy consumption aims to balance the relationship between all stakeholders involved in an exchange ratio. In this research will be discussed aspects of sustainability, responsibility and the benefits associated with promoting the consumption of organic food. The main purpose is to analyze the factors that influence attitudes, purchase intent and willingness to pay of consumers for organic foods. The methodological procedures involved the construction of a structured questionnaire with items validated in previous studies of scales and adapted to the context of the research; the data were subjected to an exploratory analysis and, as a result, the structural equation modeling to test the theoretical model of the research was conducted, as well as other modeling techniques to test additional hypotheses of the research, such as beta regression, the quantile regression and simple linear regression. The results indicated that concern about health and food safety are two variables that significantly contribute to the formation of attitudes favorable to buying organic foods and that this in turn influences the purchase intention of the people. Positive attitudes in general, also influence the willingness to pay more for healthy food.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-06-16T18:37:28Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1884167 bytes, checksum: 8e6972146857982a8b50c631a0be1452 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-06-17T16:04:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1884167 bytes, checksum: 8e6972146857982a8b50c631a0be1452 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-06-20T11:05:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1884167 bytes, checksum: 8e6972146857982a8b50c631a0be1452 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-20T11:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1884167 bytes, checksum: 8e6972146857982a8b50c631a0be1452 (MD5) Previous issue date: 2016-02-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 1884167 bytes, checksum: 8e6972146857982a8b50c631a0be1452 (MD5) arquivototal.pdf.txt: 220847 bytes, checksum: 414901be1c6bc935786b33332fbde357 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2016-02-26en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectConsumo saudávelpor
dc.subjectHealthy consumptioneng
dc.subjectDisposição a pagar-
dc.subjectMarketing e sociedade-
dc.subjectWillingness to pay-
dc.subjectMarketing and Society-
dc.titleConsumo saudável: uma análise do comportamento do consumidor no contexto dos alimentos orgânicos.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite, José Carlos de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549548560499543por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3475303519498490por
dc.description.resumoO consumo responsável e o consumo saudável almejam o equilíbrio da relação entre todos os stakeholders envolvidos em uma relação de troca. Nesta pesquisa serão discutidos aspectos de sustentabilidade, responsabilidade, bem como os benefícios associados à promoção do consumo de alimentos orgânicos. O propósito principal é analisar os fatores que influenciam as atitudes, a intenção de compra e a disposição a pagar do consumidor por alimentos orgânicos. Os procedimentos metodológicos envolveram a construção de um questionário estruturado, com itens validados em escalas de estudos anteriores e adaptados ao contexto da pesquisa; os dados foram submetidos a uma análise exploratória e, na sequência, foi realizada a modelagem de equações estruturais para testar o modelo teórico da pesquisa, bem como outras técnicas de modelagem para testar as hipóteses adicionais da pesquisa, como a regressão beta, a regressão quantílica e a regressão linear simples. Os resultados indicaram que a preocupação com saúde e com a segurança alimentar são duas variáveis que contribuem significativamente para a formação de atitudes favoráveis à compra de alimentos orgânicos e que esta, por sua vez, influencia na intenção de compra das pessoas. Atitudes positivas, em geral, também influenciam na disposição a pagar mais por alimentos saudáveis.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17099/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.