Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Madiã Marcela Fernandes-
dc.date.accessioned2016-06-20T11:57:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:38:02Z-
dc.date.available2018-07-20T23:38:02Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Madiã Marcela Fernandes. Educação em marketing: visões e práticas de domesticação no contexto nordestino. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8281-
dc.description.abstractThis dissertation prioritizes the discussion about education in marketing, whereas divergent perspectives of considered and adopted on a large scale under Brazil, in this way, podering about contributions that the prospect of macromarketing can add to the current discourse, the same way that hybridization processes, domestication and/or anthropophagy can add the concepts and marketing education in courses od Bachelor’s degree in a administration, specifically in the northeast of brazil. The formulation of ideas and discussions on the reflective current panorama of marketing education in courses of Bachelor’s degree in administration is present in that document, bypassing questions covering aspects of the context and culture in education in marketing in the northeast of Brazil. Methodology qualitative procedures were adopted in great part of data. Conclusively show the opinion of teachers about aspects adopted in the classroom, in the same way that the difficulties in adapting the context, followed by recommendations that are placed, as the need to improve the scope of marketing discipline, including themes related to macromarketing and syllabus through hybridization processes, anthropophagy and/or domestication, so that the formation of Bachler’s degree in administration in based on a systemic view, which we believe fit better in current standards.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-06-16T19:13:18Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1372783 bytes, checksum: 6f436ed47e5e2163d1339065dfc02255 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-06-17T16:04:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1372783 bytes, checksum: 6f436ed47e5e2163d1339065dfc02255 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-06-20T11:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1372783 bytes, checksum: 6f436ed47e5e2163d1339065dfc02255 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-20T11:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1372783 bytes, checksum: 6f436ed47e5e2163d1339065dfc02255 (MD5) Previous issue date: 2016-02-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:38:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1372783 bytes, checksum: 6f436ed47e5e2163d1339065dfc02255 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2016-02-18en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação em marketingpor
dc.subjectEducation in marketingeng
dc.subjectMacromarketing-
dc.subjectDomesticação-
dc.subjectHibridização-
dc.subjectMacromarketing-
dc.subjectDomestication-
dc.subjectHybridization-
dc.titleEducação em marketing: visões e práticas de domesticação no contexto nordestino.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042069620312031por
dc.description.resumoEsta dissertação prioriza a discussão sobre educação em marketing, considerando perspectivas divergentes das consideradas e adotadas em larga escala no âmbito educacional no território brasileiro, dessa forma ponderando sobre contribuições que a perspectiva do macromarketing pode acrescentar ao discurso atual, da mesma forma que a realização de processos de hibridização, domesticação e/ou antropofagia podem acrescentar a conceitos e na educação em marketing em cursos de bacharelado em administração especificamente no nordeste brasileiro. A formulação de ideias reflexivas e debates sobre o atual panorama da educação em marketing em cursos de bacharelado em administração se faz presente nesse documento, perpassando por questões que contemplem aspectos do contexto e da cultura na educação em marketing no nordeste brasileiro. Metodologicamente foram adotados procedimentos qualitativos em grande parte dos dados. Conclusivamente expomos a opinião de docentes quanto os aspectos adotados em sala de aula, da mesma forma que as dificuldades encontradas na adaptação do conteúdo, seguindo de recomendações que são colocadas, como necessidade para melhorar o escopo da disciplina de marketing, contemplando temas referentes ao macromarketing e aos conteúdos programáticos passarem por processos de hibridização, antropofagia e/ou domesticação, para que a formação do bacharel em administração seja pautada em uma visão sistêmica, a qual acreditamos se enquadrar melhor nos padrões atuaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17058/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.