Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Carlos André Cordeiro de-
dc.date.accessioned2016-06-22T13:06:02Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:59Z-
dc.date.available2018-07-21T00:16:59Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos André Cordeiro de. O (des)tecer de narrativas: a metaficção no romance e filme the french lieutenant's woman. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8295-
dc.description.abstractThis dissertation proposes a comparative analysis of metafiction in the novel The French lieutenant's woman, by John Fowles and in the film with the same name, directed by Karel Reisz, with screenplay by Harold Pinter. Our theoretical frame highlights some of the main studies published in the field of metafiction. We supplement the investigation of metafiction in the literary and filmic narrative in interface with other theoretical contributions, among them: narratology, filmic adaptation and some theoreticians of postmodernism. We adopt as a methodological principle the comparative investigation of some aesthetic devices and procedures associated with metafiction (self-reflexivity, self-consciousness, intertextuality, mise-en-abyme, among others) as long as they have been emphasized in the appreciation of some selected narrative categories (narrator, epigraph, character, reader/spectator) in the literary and filmic contexts. As a whole, our results consider metafiction as being a privileged, mediatory, logic, processual and theoretical-critical tool for the in-depth comprehension of the filmic and literary narratives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-06-22T13:06:02Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1239262 bytes, checksum: 7771a41858b9b6b813e1e57862b7c084 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-22T13:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1239262 bytes, checksum: 7771a41858b9b6b813e1e57862b7c084 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 1239262 bytes, checksum: 7771a41858b9b6b813e1e57862b7c084 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 2356 bytes, checksum: 1a4f1f06aad8953205657f858adb672d (MD5) Previous issue date: 2015-08-31en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMetaficçãopor
dc.subjectMetafictioneng
dc.subjectNarrativa literária-
dc.subjectNarrativa fílmica-
dc.subjectThe French lieutenant's woman-
dc.subjectJohn Fowles-
dc.subjectHarold Pinter-
dc.subjectKarel Reisz-
dc.subjectLiterary narrative-
dc.subjectFilmic narrative-
dc.subjectThe French lieutenant's woman-
dc.subjectJohn Fowles-
dc.titleO (des)tecer de narrativas: A metaficção no romance e filme the french lieutenant's womanpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Genilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336287299613364por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9060712354371457por
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma análise comparativa da metaficção no romance The French lieutenant's woman, de John Fowles e no filme homônimo, dirigido por Karel Reisz, com roteiro de Harold Pinter. Nosso aporte teórico focaliza, sobretudo, os principais estudos publicados na área da metaficção. Suplementamos a investigação da metaficção na narrativa literária e fílmica com a interface de outros subsídios teóricos, dentre eles: a narratologia, a adaptação fílmica e alguns teóricos do pós-modernismo. Adotamos como princípio metodológico, o exame comparado de alguns recursos e procedimentos estéticos filiados à metaficção (tais como, autorreflexividade, autoconsciência, intertextualidade, mise-en-abyme, entre outros), conforme foram sendo enfatizados ao longo da apreciação de algumas categorias narrativas selecionadas (narrador, epígrafe, personagem, leitor/espectador) nos contextos literários e fílmicos. Em síntese, nossos resultados recaem sobre a metaficção enquanto uma ferramenta teórico-crítica, processual, lógica, mediadora e privilegiada para a compreensão aprofundada das narrativas literária e fílmica em pauta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17113/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.