Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCevada, Caroline Muñoz-
dc.date.accessioned2016-06-27T12:30:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:36:54Z-
dc.date.available2018-07-20T23:36:54Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifier.citationCEVADA, Caroline Muñoz. Avaliação para o uso da bicicleta: estudo de caso do Campus I da UFPB e seu entorno imediato. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8304-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to evaluate the bicycle as an alternative to improving the urban mobility, taking as a case study the Campus I of UFPB. For the development of research, focused on three methodological steps: referential research, physical, environmental and urban mobility diagnosis, and user profile (current and potential) of the bicycle. Several methodological techniques in extensive field work, due to lack of data about the study object focusing on the bike were used. From the applied methodology, it was observed that in terms of physical infrastructure of the campus, the bicycle is not contemplated as a means of transport, presenting only few paraciclos by the territory and no other facilitation the displacement of the bicycle. Currently it was revealed that there is demand for cyclists across campus, and several respondents stated interest in change in other modes of transport for the use of bicycles. It is concluded that there are several possibilities of incentives and increase of demand for bikers on campus, mainly in the case of addition to the infrastructural system of urban mobility for the bike. In order to maximize the use of bicycles in the subject matter, it was proposed two moments of action for implementation of cycling infrastructure and a stock frame for improvements to bicycle use, described by short, medium and long term. It is considered that this dissertation collaborated to the indication points to consider for the urban planning of the campus in order to prioritize the bicycle as a means of transport.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-06-27T12:30:48Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6140370 bytes, checksum: fbe7573191ee1362018b9e9626132ecf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-27T12:30:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6140370 bytes, checksum: fbe7573191ee1362018b9e9626132ecf (MD5) Previous issue date: 2015-09-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 6140370 bytes, checksum: fbe7573191ee1362018b9e9626132ecf (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3199 bytes, checksum: 46aefae9944cf25b55b85a21244daddb (MD5) Previous issue date: 2015-09-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBicicletapor
dc.subjectBicycleeng
dc.subjectMobilidade Urbana-
dc.subjectTransporte não-motorizado-
dc.subjectUrban mobility-
dc.subjectNon-motorized transport-
dc.titleAvaliação para o uso da bicicleta: estudo de caso do Campus I da UFPB e seu entorno imediatopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Angelina Dias Leão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0858389049571757por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115447848991804por
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é avaliar a bicicleta como alternativa para a melhoria da mobilidade urbana, tendo como estudo de caso o Campus I da UFPB. Para o desenvolvimento da pesquisa, focou-se em três etapas metodológicas: pesquisa referencial, diagnóstico físico, ambiental e de mobilidade urbana, e perfil do usuário (atual e possível) da bicicleta. Foram utilizadas várias técnicas metodológicas em extenso trabalho de campo, devido à falta de dados sobre o objeto de estudo com foco na bicicleta. A partir da metodologia aplicada, observou-se que em termos de infraestrutura física do campus, a bicicleta ainda não é contemplada como meio de transporte, apresentando apenas alguns paraciclos pelo território e nenhuma outra facilitação ao deslocamento da bicicleta. Atualmente foi revelado que existe demanda de ciclistas pelo campus, e vários entrevistados declararam interesse em mudança de outros modos de transporte para o uso da bicicleta. Conclui-se que existem várias possibilidades de inccentivo e aumento da demanda de ciclistas no campus, principalmente tratando-se de complementar o sistema infraestrutural de mobilidade urbana para a bicicleta. Com vistas de potencializar o uso da bicicleta no objeto de estudo, foram propostos dois momentos de ação para implementação de infraestrutura cicloviária e um quadro de ações para melhorias ao uso da bicicleta, descritos por curto, médio e longo prazo. Considera-se que esta dissertação colaborou para a indicação de pontos a serem considerados para o planejamento urbano do campus, a fim de priorizar a bicicleta como meio de transporte.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17144/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.