Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Fabrícia Jóisse Vitorino-
dc.date.accessioned2016-06-29T19:38:36Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:53:25Z-
dc.date.available2018-07-20T23:53:25Z-
dc.date.issued2016-02-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Fabrícia Joisse Vitorino. Determinantes da demanda por exame preventivo de câncer de próstata no Brasil e em suas regiões. 2016. 70. f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8322-
dc.description.abstractProstate cancer is one of the most common tumors in the male population. Causes premature deaths and costs the family, the public health system and the whole society. In this context, this study aims to analyze the determinants of demand for preventive screening for prostate cancer in Brazil and its Regions. From the information of the National Health Research (PNS, 2013), it was organized that study, characterized by men over 40, who answered the question about the digital rectal examination (RT) that were at least once the physician. It is worth noting that the last cut was made in order to resolve the bias related to access to health services. Analysis of the data indicates that over 50% of Brazilian men never performed the screening test for prostate cancer. The main reasons cited for not performing were the lack of guidance, not find it necessary, and shame. The three described allegations indicate the existence disinformation and disbelief to the prevention of disease. Furthermore, with the estimation of the logit model orderly partial proportional odds, it was concluded that it is not the lack of access to health services, but the level of education and access to information that determines the demand for preventive examination prostate cancer. Thus, it is necessary to resolve the deficit of knowledge about the tumor, so that you can increase the early diagnosis of that cancer.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-06-29T19:38:36Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2105621 bytes, checksum: 2371a3d7a2bd06e0d0e09909e2e88d56 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-29T19:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2105621 bytes, checksum: 2371a3d7a2bd06e0d0e09909e2e88d56 (MD5) Previous issue date: 2016-02-19eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:53:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2105621 bytes, checksum: 2371a3d7a2bd06e0d0e09909e2e88d56 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1949 bytes, checksum: 2662bf3e2903d65a7f6f07741134198d (MD5) Previous issue date: 2016-02-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCâncer de Próstatapor
dc.subjectProstate Cancereng
dc.subjectPrevenção-
dc.subjectToque Retal-
dc.subjectPrevention-
dc.subjectRectal Touch-
dc.titleDeterminantes da demanda por exame preventivo de câncer de próstata no Brasil e em suas regiões.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Mércia Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365243650157048por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135797443296094por
dc.description.resumoO câncer de próstata é um dos tumores mais comuns na população masculina. Provoca mortes prematuras e custos aos familiares, ao sistema público de saúde e toda a sociedade. Neste contexto, o presente trabalho busca analisar os determinantes da demanda pelo exame preventivo de câncer de próstata no Brasil e suas Regiões. A partir das informações da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS, 2013), foi organizada a amostra desse estudo, caracterizada por homens acima de 40 anos, que responderam à pergunta sobre o exame de Toque Retal (TR) e que foram, pelo menos, uma vez ao médico. Vale salientar que esse último corte foi realizado com o intuito de dirimir o viés relacionado ao acesso aos serviços de saúde. A análise dos dados indica que mais de 50% dos homens brasileiros nunca realizou o exame preventivo do câncer de próstata. Os principais motivos citados para a não realização foram à falta de orientação, não achar necessário, e a vergonha. As três alegações descritas sinalizam a existência desinformação e descrença com a prevenção da patologia. Ademais, com a estimação do modelo logit ordenado de chances proporcionais parciais, foi possível concluir que, não é a falta de acesso aos serviços de saúde, e sim, o nível de escolaridade e o acesso a informação que determina a demanda pelo exame preventivo do câncer de próstata. Desse modo, é preciso dirimir o déficit de conhecimento quanto à neoplasia, para que seja possível aumentar o diagnóstico precoce do referido cancro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEconomiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17402/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.